DICAS:
Assegure-se que o seu dispositivo (telemóvel, computador ou tablet) tem um programa antivírus atualizado e um firewall ativado;
Utilize conexões seguras: deve evitar usar acessos públicos, como redes de centros comerciais ou cafés e computadores partilhados;
Opte por sites fidedignos, empresas de confiança e marcas conhecidas;
Leia as informações da loja online, os termos de venda e as políticas de privacidade (ex: condições de devolução e reembolso, prazos e custos de entrega, assim como, o valor real dos produtos em caso de saldos, promoções, …);
Recolha informações completas de identificação da empresa ou vendedor, nomeadamente, o nome ou denominação social, o endereço geográfico em que se encontra estabelecido e endereço eletrónico, o registo comercial e o número de identificação fiscal;
Verifique se o sítio da internet tem ou não certificado. Se na barra de endereço figurar a sigla “https” significa que está a navegar num site seguro, logo, com certificado. Outro indício de que o site é realmente seguro é estar acompanhado do símbolo de um cadeado;
Não forneça dados pessoais ou confidenciais que não sejam absolutamente necessários para realizar o pagamento;
Escolha uma modalidade de pagamento segura, tendo em vista também o produto que vai comprar. Saiba que após fazer uma compra online, o vendedor deve enviar imediatamente a fatura em formato digital;
Guarde os comprovativos de pagamento;
Mantenha-se atento ao seu extrato bancário e, caso suspeite de fraude, contacte o seu banco e as autoridades pessoais;
Se a compra for feita online, no espaço europeu, o Consumidor tem o direito de resolver o contrato, ou seja, de devolver o produto (tenha este defeito ou não), no prazo de 14 dias;
Pesquise e compare preços e recolha informações prévias sobre o produto;
Saiba que nem sempre o mais caro é o melhor. Muitos consumidores associam o caro à qualidade, mas nem sempre e há artigos baratos que igualam ou ultrapassam o desempenho de outros com preços mais elevados.