Uma das áreas de competências inscritas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, é a da Consciência e domínio do corpo enquanto “capacidade de o aluno compreender o corpo como um sistema integrado e de o utilizar de forma ajustada aos diferentes contextos.” (Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho). As Atividades Rítmicas Expressivas (ARE), no âmbito dos Desportos Gímnicos, bem como do plano curricular dos diferentes ciclos de ensino, no seu conjunto de movimentos, incluem a dança como elemento fundamental. De acordo com Camargo e Finck (2009), «ao contrário de uma visão histórica ingênua de que a dança não passa de ‘uns passinhos’ a mais ou a menos na vida das pessoas, hoje não podemos mais ignorar o papel social, cultural e político do corpo em nossa sociedade.” E, portanto, da dança. Assim, esta disciplina requer algum saber, método e organização própria para que seja colocada em prática e beneficie os alunos com a riqueza que comporta. Com o fim de munir os professores com as competências necessárias à abordagem da dança nas Atividades Rítmicas Expressivas, nos passados dias 22 e 23 de outubro, a Direção de Serviços do Desporto Escolar realizou uma ação de formação, na sala da Junta de Freguesia de São Martinho, que contou com a presença de 34 professores. Os temas centrais foram: "do movimento à dança"; "estudo da música"; "criação de coreografia" e "movimentação do grupo", sendo que se pretendeu capacitar os professores para as aulas de ARE, na modalidade de dança e para a elaboração de coreografias - metodologia ao alcance de todos – em contexto de aula e em atividades festivas, assim como disponibilizar ferramentas que ajudem a promover, na comunidade educativa, a participação conjunta e diversificada em práticas de atividades rítmicas expressivas, com alegria, prazer e entusiasmo.
Foi notória a evolução e aplicação dos conhecimentos abordados, nas coreografias apresentadas no final desta ação formativa.
A DSDE pretende repetir esta formação no início de janeiro de 2022.