A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação propõe-se levar às escolas um Ciclo de Encontros Formativos pensados intencionalmente para os educadores de infância.
Pretende-se que estes encontros "Pensar a Educação de lnfância em Cooperação", se afirmem como uma rede de apoio à reconstrução de práticas e que conduzam à afirmação de uma perspetiva lúdica e holística das aprendizagens na
Educação de lnfância.
Propomo-nos incentivar e apoiar processos colaborativos de autoformação cooperada e de desenvolvimento profissional dos educadores de infância de cada uma das escolas que escolha integrar este projeto, estabelecendo e alimentando,desejavelmente, novas redes de colaboração entre escolas.
Este ciclo de encontros, dinamizado pela Educadora de lnfância Ângela Ferreira, Formadora na Direção Regional de Educação, é composto por 8 módulos que se debruçam sobre diferentes dimensões da Pedagogia para a lnfância e sobre Metodologias Participativas.
Cada módulo tem uma duração própria, consoante as dimensões a abordar. Cada sessão formativa, por outro lado, terá sempre a duração de 3 horas.
Oferta formativa
Módulo 1 |
Vamos pensar as nossas práticas educativas? (Workshop comum a todas as escolas participantes no projeto)
|
Módulo 2 |
Organização do Ambiente Educativo: o que nos dizem as OCEPE? |
Módulo 3 |
observar, Documentar, Planear e Avaliar na Educação de lnfância |
Módulo 4 |
Uma Avaliação Formativa e formadora na Educação de lnfância:Os Portefólios de Aprendizagem e as Histórias de Aprendizagem |
Módulo 5 |
Partes Soltas: as potencialidades dos materiais de fim aberto no desenvolvimento de competências do século XXI |
Módulo 6 |
Um currículo espreita fora das nossas salas! |
Módulo 7 |
A Aprendizagem por Projetos e a Abordagem STEAM nas salas de Educação de lnfância |
Módulo 8 |
Cuidar das Transições Educativas |
Todos os módulos podem ser frequentados de uma forma independente.
São os educadores de infância, de cada escola, que decidem que módulos querem ver abordados, assinalando-os num formulário de inscricão, disponibilizado pela DRE.
A frequência nestes encontros será sempre de caráter facultativo. Caberá a cada educador de infância, individualmente, decidir se participa, ou não, no projeto de formação.
De acordo com o número de escolas que integrem este projeto, e a diversidade dos módulos selecionados, os encontros poderão acontecer com uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal.
As sessões formativas poderão acontecer numa só escola, de um concelho a definir, sempre que o número de docentes, por escola, seja pouco expressivo e a seleção do módulo a abordar for comum.
Qualquer questão pode ser colocada diretamente para o endereço de correio eletrónico educacaoinfanciaram@gmail.com
Estes encontros serão validados paro efeitos de Progressõo no Correiro.
Em anexo, o poster de apresentação do Projeto de Formação.