Baseada no primeiro objetivo mundial da Unesco, o de haver uma educação para todos, a Autonomia e Flexibilidade Curricular, implementada pelo Ministério da Educação, visa introduzir autonomia e inovação na organização e desenvolvimento curricular. Almeja-se que as Escolas disponham de maior Flexibilidade Curricular com o intuito de promover Ação Pedagógica interdisciplinar, reforçando e enriquecendo as Aprendizagens Essenciais, onde a cidadania global deverá estar no centro das aprendizagens. Neste sentido, esta medida acarreta novos desafios à prática pedagógica, exigindo que os docentes conciliem as aprendizagens essenciais e o Perfil dos Alunos.
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória é um documento organizado em Princípios, Visão, Valores e Áreas de Competências, orientando-nos para uma educação escolar que permita aos alunos adquirir saberes científicos e artísticos com uma base humanística. Esta intenção educativa implica que a Escola tenha o propósito e a responsabilidade de manter uma relação mais intensa e próxima com a comunidade, partilhando valores comuns e rentabilizando as potencialidades da comunidade envolvente.