A cegueira ou a baixa visão não são por si só um obstáculo à
cultura, contudo são uma dificuldade importante na sua aquisição, pois as
pessoas com estas limitações não recebem do mundo que as rodeia uma informação
ampla e globalizada, a base para a maioria do conhecimento intuitivo. Deste
modo, quando os professores integram na sua sala de aula alunos com estas
caraterísticas deparam-se com inúmeras questões para as quais não têm resposta:
Qual o âmbito das limitações sensoriais visuais? De que modo as limitações sensoriais
visuais interferem no desenvolvimento e na aprendizagem? Como ensinar os alunos
com estas dificuldades? Quais os recursos pedagógicos e/ou os produtos que
podem auxiliar nas atividades de sala de aula? Como escolher o recurso adequado
a cada situação?
A
formação proposta, pretende responder sucintamente a estas questões e
eventualmente a outras que surjam, iniciando com uma abordagem ao sistema
visual e seu funcionamento, referindo as principais patologias e consequentes
limitações visuais e apresentando estratégias e produtos de
apoio que deverão adequar-se à singularidade de cada aluno.