O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia definiu no seu Programa a aposta numa educação e ensino que procura capacitar os alunos e cidadãos para enfrentar os desafios científicos, tecnológicos, económicos, sociais e culturais do presente e os que se perspetivam para o futuro. Por isso, tem vindo a apostar na formação tecnológica e científica dos nossos alunos.
Para tal, tem feito um investimento muito significativo que possibilita que:
a- todas as escolas, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, foram dotadas de equipamentos nas áreas da robótica, informática e ciência experimental;
b- Modernização das redes de acesso à internet nas escolas;
c- Desenvolvimento da educação através dos manuais digitais para todos os alunos até ao final do ensino básico, iniciado no ano anterior, em todas as escolas, no 5.º ano de escolaridade, com distribuição de tablets e licenças digitais gratuitas para todos os alunos, estendida este ano a todos os alunos do 6.º ano e de forma experimental, a algumas escolas do 7.º ano (concelhos da Calheta, Ribeira Brava e São Vicente) e alargamento aos restantes anos de escolaridade do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, nos anos seguintes;
Neste contexto, atendendo a que, neste momento, está a ser realizado a nível global um estudo sobre o estado da Tecnologia em Educação em Portugal, entende-se que seria importante a participação dos educadores e docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública e privada da RAM neste mesmo estudo que tem como objetivos:
a) perceber como a tecnologia está realmente a ser utilizada nos estabelecimentos/instituições de educação e de ensino;
b) mapear as principais tendências na utilização de tecnologias em contexto de sala de aula;
c) identificar oportunidades de progresso neste âmbito.
É de realçar que este estudo trabalha com indicadores nacionais de vários países da Europa, dos Estados Unidos da América e da Austrália, bem como indicadores ao nível das diferentes regiões de Portugal, pelo que seria de grande relevância fazer o levantamento da situação específica relativa aos educadores e docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da RAM.
Este estudo é promovido pela Promethean e desenvolvido em colaboração com José Alberto Lencastre & Marco Bento, do Centro de Investigação em Educação (ClEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho que têm a responsabilidade pela análise, validação e relatório dos dados deste inquérito.
Assim, solicita-se a divulgação junto dos educadores e dos docentes do questionário que suporta este estudo, acessível no URL: https://www.surveymonkey.co.uk/r/KS6MQT5 e a sensibilização no sentido da sua participação. O seu preenchimento deve ocorrer até ao dia 31 do mês de março.
Mais se informa que o questionário é de rápido preenchimento (cerca de 10 minutos) e os dados são tratados de forma segura, anónima e confidencial e o relatório final será do conhecimento dos interessados, da DRE e das escolas da RAM.