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I Jornadas de Estudos e Intervenção com a Família - Da compreensão à Intervenção
A Direção Regional de Educação (DRE) em parceria com a Universidade da Madeira (UMa) organiza as I Jornadas de Estudos e Intervenção com a Família – Da compreensão à Intervenção, no dia 19 de janeiro de 2024, às 9h00, no Auditório da Reitoria da UMa.
O Conselho Nacional de Educação aprovou a recomendação "A Inovação Pedagógica nas Escolas"
Na sequência da construção do Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas, no âmbito dos trabalhos da sua 2ª Comissão Especializada Permanente (CEP), o CNE produziu a recomendação A Inovação Pedagógica nas Escolas. As recomendações apresentadas dirigem-se a quatro níveis de intervenção: políticas educativas, de culturas escolares, práticas de ensino, aprendizagem e avaliação e desenvolvimento profissional dos educadores. Abrangem as três dimensões da educação e da inovação pedagógica cons
Ações de formação para os profissionais da área social da Direção Regional de Educação
Estas ações formativas decorrem nos dias 3 e 4 de outubro de 2023.
Aprendizagem da leitura e da escrita: desafios para a avaliação psicológica e intervenção multinível em contexto educativo
Esta sessão de trabalho intitulada “Aprendizagem da leitura e da escrita: desafios para a avaliação psicológica e intervenção multinível em contexto educativo”, teve lugar no dia 29 de setembro, no Auditório da Escola Secundária Jaime Moniz.
Dia Europeu da Psicomotricidade | 19 de setembro
Esta data pretende divulgar esta área de intervenção, bem como o papel do psicomotricista no âmbito terapêutico, pedagógico e preventivo.
Expressão Musical dos 3 aos 5 anos: Estratégias de intervenção pedagógica
Curso de formação destinado a docentes dos grupos de recrutamento 150; 100; 100.EE; 110 e 110.EE
Manual de Procedimentos
O manual é o instrumento que descreve os programas que enquadram as atividades da IRE, as suas finalidades, metodologias e procedimentos, sendo o roteiro o instrumento que concretiza cada atividade, descrevendo o enquadramento, os objetivos, o âmbito e a duração, a metodologia e os procedimentos, as relações com as entidades objeto de intervenção inspetiva, a estrutura do relatório por intervenção, as referências legais e bibliográficas de apoio à atividade e o guião.
Enfrentar o Desafio das drogas - Atlante
O Projeto Enfrentar o Desafio das Drogas - Atlante, da responsabilidade conjunta da Direção Regional da Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, e da Direção Regional da Educação, é dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e é composto por 6 sessões.
Seminário Certificação de Competências de Especialização Pedagógica - Diferentes Contextos de Intervenção
IQ, IP-RAM
Etapas de Intervenção
Centro Qualifica
Ação de sensibilização no STFP: "Cumprimento de Normas e Medidas de Segurança de Pessoas e Bens"
No âmbito do PESPR, ação dinamizada pela PSP - Intervenção do Policiamento de Proximidade.
STFP na UCAD - Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências
Ações de sensibilização para formandos e para a equipa multidisciplinar no âmbito do projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” (ESPR)
Apresentação da Semana Europeia do Desporto
A intervenção do Diretor Regional de Desporto David Gomes.
Inauguração da Sala Snoezelen na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche Prof. Eleutério de Aguiar
Jorge Carvalho inaugurou, no 21 de abril, este espaço na EB1/PE/C Prof. Eleutério de Aguiar e procedeu ainda à entrega de materiais e equipamentos multissensoriais à EB1/PE da Ladeira, à EB1/PE de São Roque e ao Centro de Recursos Educativos Especializados Intervenção Precoce na Infância.
«Sensibilização às Limitações Sensoriais Visuais e Intervenção Pedagógica – Módulo II»
Curso de Formação destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento.
O que fazemos e com quem?
Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira
Ofício Circular N.º 024 de 14 de fevereiro de 2022
Projeto Avaliação e Intervenção ao nível dos riscos psicossociais.
«Intervenção na Construção da Vida»
Curso de Formação destinado a Técnicos Superiores de Psicologia
Ofício Circular N.º 015 de 28 de janeiro de 2022
Projeto Avaliação e Intervenção ao nível dos riscos psicossociais.
Observatório para a Sobredotação e Talento
A Direção Regional de Educação, através da equipa de apoio à intervenção no âmbito das altas capacidades, e a Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) organizam, no dia 30 de novembro, na sala de sessões da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, das 14h às 17h30, a conferência Observatório para a Sobredotação e Talento
Recursos humanos específicos de apoio à aprendizagem
Os recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão nos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira (RAM) integram recursos organizacionais dos serviços competentes da SRE, designadamente a equipa de apoio à intervenção no âmbito das altas capacidades, a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva e o centro de apoio à aprendizagem (Portaria n.º 761/2020, de 24 de novembro, artigo 2.º, pontos 1 e 2)
Reunião com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava - Desenvolvimento das Aprendizagens
No âmbito da intervenção inspetiva “Desenvolvimento das Aprendizagens”, integrada no programa de “Acompanhamento”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) e a sua equipa reuniu dia 4 de maio com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho desenvolvido pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de Visconde Cacongo
No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 24 de fevereiro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de Visconde Cacongo, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santa Cruz
No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 10 de fevereiro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santa Cruz, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada
No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 9 de fevereiro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares – Gaula
No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 9 de fevereiro, com a diretora da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares – Gaula, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São Filipe
No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 21 de janeiro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São Filipe, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Corujeira-Campanário
No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 27 de janeiro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Corujeira, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Campanário
No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 20 de janeiro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Campanário, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Jardim da Serra
No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 20 de janeiro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Jardim da Serra, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
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