A 1.ª Prova de Mondioring da Madeira – Do Mar à Serra irá realizar-se nos dias 14 e 15 de julho, integrada no programa da 63.ª Feira Agropecuária do Porto Moniz, a realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de julho.
O Mondioring é uma modalidade que permite aos cães destacarem as suas aptidões e genética, a qualidade do treino e o controlo do condutor, fatores que são avaliados em provas específicas.
Estas provas englobam exercícios de obediência, exercícios de salto e exercícios de mordida, que se realizam num recinto vedado, com diverso material.
Nunca na Região Autónoma da Madeira aconteceu uma prova de Mondioring, pelo que a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, em parceria com a CANEUTILE e com o apoio do Crédito Agrícola, happyOne, Legendary Travel e Mamepe, associa-se à Casa do Povo do Porto Moniz na promoção da 1.ª Prova de Mondioring da Madeira – Do Mar à Serra, a realizar-se nos dias 14 e 15 de julho, integrada no programa da 63.ª Feira Agropecuária do Porto Moniz, a realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de julho. De salientar que esta prova pontua para o Campeonato Nacional de Mondioring para a época 2018/2019, com o reconhecimento por parte do Clube Português de Canicultura.
Esta 1.ª Prova de Mondioring da Madeira irá abranger os três níveis previstos no regulamento, nomeadamente o 3, o 2 e o 1, sendo que o 3 é mais exigente.
Integrado ainda na referida Prova, estão previstos testes de sociabilidade, abertos a todos os cães com mais de doze meses e respetivos donos, destinando-se a aferir a capacidade do animal em obedecer a determinadas regras.
Estão, assim, reunidas todas as condições para uma prova de elevada qualidade, e que irá, com certeza, despertar o interesse não só nos aficionados pela modalidade mas também junto do público em geral.