Pesquisar

O “nosso” Leste

Um problema ou um papel da maior relevância no atlântico norte e no mundo? 14-02-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
O “nosso” Leste

Os aerossóis de poeira do deserto afetam o equilíbrio energético global da Terra de várias maneiras, incluindo espalhando e absorvendo radiação, modificando o albedo das nuvens e sua vida útil, e afetando o ciclo de carbono pela fertilização dos ecossistemas.

 

SCIENCE ADVANCES • 25 Jun 202 Strong links between Saharan dust fluxes, monsoon strength, and North Atlantic climate during the last 5000 years

 

Os cientistas sabem há algum tempo que o ferro do deserto do Saara pode chegar ao Atlântico Norte transportado em partículas de poeira originadas em tempestades de areia, mas nunca tinha sido quantificado. Uma nova pesquisa publicada na revista Nature, em 2 de julho de 2014, sugere que a quantidade de ferro com origem no Saara no Atlântico é bastante alta. Este ferro ajuda a fertilizar fitoplâncton oceânico, que por sua vez consome dióxido de carbono da atmosfera.


Surpreendentemente, 71% a 87% do ferro nas amostras de água do mar que os cientistas testaram veio da poeira que se originou no deserto do Saara. 

EarthSKY • July 28, 2014 • Iron from Sahara dust helps fertilize Atlantic Ocean


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.