Pesquisar

Gestão dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na Economia Circular – Fechar o Ciclo no Sector da Construção Civil

18 de maio| Universidade da Madeira 23-05-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Gestão dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na Economia Circular – Fechar o Ciclo no Sector da Construção Civil

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas realizou uma apresentação para os alunos do curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil, no dia 18 de maio, na Universidade da Madeira, sobre a gestão dos RCD e estratégias regionais de resíduos e de economia circular, a convite da docente Ana Cristina Pereira, responsável pela Unidade Curricular de Higiene, Segurança, Saúde e Ambiente.


A elevada complexidade e exigência da construção na Região, com correspondente capacitação técnica, constitui uma oportunidade para o desenvolvimento e implementação de melhores práticas de construção circular. É fundamental que os alunos detenham estes conhecimentos para os desenvolverem ao longo das futuras carreiras profissionais. Só assim, com a participação de todos, fecharemos o ciclo dos resíduos no sector da construção civil.


A apresentação, dinamizada pelos técnicos da DRAAC, Eng.º Urbano Gonçalves, da Direção de Serviços de Ambiente e Economia Circular e Eng.º Cláudia Sá, da Divisão de Gestão de Resíduos e Economia Circular, focou as principais diretrizes e enquadramento legal da gestão de RCD no contexto da construção, assim como, os princípios orientadores da política regional do ambiente no que respeita à área de resíduos na Estratégia Resíduos Madeira e de economia circular, através da Agenda Madeira Circular, e os trabalhos que têm desenvolvidos através da Plataforma Madeira Circular (www.madeiracircular.pt), em particular no sector da construção civil.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.