Pesquisar

Campanha Regional de Monitorização do Gás Radão

A DRAAC está no campo a pedir a colaboração dos cidadãos 08-01-2024 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Campanha Regional de Monitorização do Gás Radão

A Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas - DRAAC, está a promover a Campanha Regional de Monitorização do Gás Radão. Esta campanha pretende amostrar a concentração de radão no interior de habitações, para a produção de um Mapa de Risco de Exposição ao Radão.

 

O radão é um gás radioativo de origem natural, que provém do decaimento do urânio presente nas rochas e solos. O radão entra nos edifícios através de fissuras e fendas. Dependendo do nível de exposição, pode ter impactos na saúde humana, sendo uma possível causa de cancro do pulmão (fonte: OMS).

 

Neste momento estamos a angariar voluntários, proprietários de habitações, que aceitem colaborar na campanha, fazendo gratuitamente uma análise ao radão nas suas residências. A habitação tem de estar habitada durante o teste e não pode estar em obras. Apenas voluntários que residam no rés do chão ou no primeiro andar podem participar.

 

Os detetores são extremamente pequenos, fáceis de usar e não necessitam de energia para funcionar. Basta colocar o detetor na divisão do edifício mais utilizada durante 3 meses, sendo os resultados posteriormente comunicados aos voluntários.

 



 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.