Pesquisar

Madeira identificada no estudo da UE relativo ao desenvolvimento de estratégias de bioeconomia

O estudo foi realizado entre julho de 2021 e março de 2022 27-06-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Madeira identificada no estudo da UE relativo ao desenvolvimento de estratégias de bioeconomia

Madeira apresenta uma forte componente para o desenvolvimento e implementação de medidas relacionadas com a bioeconomia, tendo em vista a transição para uma economia circular.


Refere estudo publicado pela Comissão Europeia sobre o desenvolvimento de estratégias de bioeconomia, denominado por Bioeconomy strategy development in EU regions que identifica e analisa a implementação de estratégias de bioeconomia a nível regional na UE - 27 


O recente estudo publicado pela Comissão Europeia, elaborado pelo Joint Research Centre (JRC), denominado por Bioeconomy strategy development in EU regions, teve como objetivo identificar, mapear e analisar a implementação de estratégias de bioeconomia a nível regional na UE - 27. Este estudo foi realizado entre julho de 2021 e março de 2022, de acordo com os quadros regulamentares em vigor ou em desenvolvimento desde novembro de 2021. Os resultados deste estudo demonstram que 194 regiões da EU-27 já possuem, ou estão a desenvolver estratégias relacionados com a bioeconomia. 


Esta publicação inclui uma nota metodológica, dados e identificação por região, uma análise das semelhanças e divergências entre as estratégias regionais na UE com base nas suas características gerais e um resumo específico para cada Estado-Membro. Neste contexto, é feita menção às estratégias regionais de economia circular e de resíduos, recentemente elaboradas e aprovadas pelo Governo Regional.


No caso da Agenda Madeira Circular, é referido que apresenta uma forte componente para o desenvolvimento e implementação de medidas relacionadas com a bioeconomia, tendo em vista a transição para uma economia circular. 


De forma complementar, a Estratégia Resíduos Madeira, prevê a elaboração de um estudo de avaliação técnica e económica para a implementação de um sistema de gestão de biorresíduos na Região Autónoma da Madeira, que à presente data, já se encontra em fase de elaboração e análise.


Para consultar mais informações sobre o estudo Bioeconomy strategy development in EU regions: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128740
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.