Pesquisar

Relatório Anual de Gestão de Resíduos Urbanos da RAM, 2021

Relatório Anual de Gestão de Resíduos Urbanos da RAM, 2021

O ano de 2021 ficou marcado pela retoma da normalidade nas atividades económicas e sociais, suspensas durante o ano 2020 porquanto da pandemia por SARSCoV-2 (COVID-19), com fortes repercussões ao nível da produção e da gestão de resíduos. O alívio das restrições e a retoma das atividades, associadas à normalização da produção e das operações de gestão de resíduos, tiveram como consequência o aumento da produção de resíduos, mas também a melhoria de desempenho da Região ao nível da gestão. 


No ano 2021, a produção de Resíduos Urbanos na Região Autónoma da Madeira (RAM) foi de 117 611 t, a taxa de preparação para a reutilização e reciclagem foi de 23%, a taxa de recolha seletiva foi 12,3% e a taxa de deposição de resíduos urbanos biodegradáveis em aterro foi de 0,1%. A retoma da recolha seletiva foi de 53,8 kg por habitante.

 

Face a 2020, registou-se um aumento das taxas de recolha seletiva (+0,4%) e de preparação para a reutilização e reciclagem (+3,8%), bem como da retoma da recolha seletiva (+3,5 kg por habitante), enquanto a taxa de deposição de resíduos urbanos biodegradáveis em aterro se manteve constante (≈0,1%). 

 

Verifica-se que em 2021 foram ultrapassadas as metas de preparação para a reutilização e reciclagem definidas para 2020 e que a taxa de recolha seletiva ainda se encontra ligeiramente abaixo da meta definida para 2020. A taxa de deposição de resíduos urbanos biodegradáveis em aterro continua a ser inferior ao limite estipulado nas metas definidas para 2025 e 2030 e assistiu-se ao aumento da retoma da recolha seletiva.

 

As campanhas de caracterização física dos resíduos indiferenciados indicaram a presença de uma fração significativa de resíduos recicláveis, pelo que devem ser envidados esforços, tanto ao nível da educação/sensibilização ambiental como ao nível da fiscalização da deposição seletiva de resíduos, para o seu desvio do indiferenciado para os ecopontos. Por outro lado, a caracterização permitiu verificar que cerca de metade da quantidade de resíduos presentes no indiferenciado são biorresíduos. A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas está, atualmente, a elaborar um estudo de avaliação técnica e económica para a implementação de um sistema dedicado à gestão de biorresíduos, e que irá determinar a estratégia regional para a gestão destes resíduos que se consideram um elemento-chave para a promoção da economia circular e para a melhor gestão de resíduos na RAM. 

 

No que concerne aos resíduos objeto de recolha seletiva, verificou-se que existe uma fração não menosprezável de resíduos recicláveis não-alvo em cada ecoponto, pelo que se deverá continuar a apostar na sensibilização e educação ambiental para uma melhor deposição seletiva. Não obstante, verificou-se que cada ecoponto desempenha a sua função, dominando, em cada ecoponto, o fluxo material a que se destina. 

 

Em suma, para uma evolução cada vez mais eficiente da gestão de resíduos urbanos na RAM e, consequentemente, para o cumprimento das metas definidas na Estratégia Resíduos Madeira e para promoção da economia circular, é preponderante que se dê continuidade às campanhas de sensibilização sobre a deposição seletiva, apostando no maior envolvimento e participação da população e na aproximação dos diversos intervenientes na cadeia de gestão de resíduos, promovendo sinergias e uma maior articulação.
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.