Pesquisar

PLANCLIMAC

Planeamento conjunto, monitorização e observação, melhoria do conhecimento e da sensibilização face aos riscos e ameaças das alterações climáticas na macaronésia. 28-12-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
PLANCLIMAC

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, é parceira do consórcio do projeto PLANCLIMAC (MAC2l3.5bl2M), financiado a 85% pelo programa INTERREG MAC 2014-2020. Este projeto arrancou em 2020, com data de término em setembro de 2023. O objetivo principal é cimentar sinergias entre as regiões da macaronésia, na prevenção e adaptação às alterações climáticas. Este projeto apresenta 3 objetivos específicos:

  • Criar um organismo independente denominado "Observatório das Alterações Climáticas da Macaronésia", que permitirá a adoção de medidas corretivas e preventivas e fornecerá instrumentos de gestão dos riscos naturais causados pelas alterações climáticas na região da Macaronésia. 
  • Melhorar o conhecimento dos indicadores físicos, químicos, biológicos e antropogénicos das alterações climáticas para nos alertar para fenómenos naturais adversos.
  • Sensibilizar a população e os atores socioeconómicos da região macaronésia para os riscos associados às alterações climáticas, através de um programa de formação, intercâmbio de experiências e implementação de um plano de adaptação às alterações climáticas.

No âmbito deste projeto, a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas iniciou o processo de revisão da Estratégia CLIMA-Madeira, e está atualmente em curso a calibração de modelos climáticos regionalizados para a produção de cenários climáticos a curto, médio e longo prazo, de modo a efetuar uma revisão sectorial dos riscos e vulnerabilidades em relação aos novos cenários produzidos. 

 

Para mais informações sobre o PLANCLIMAC consulte a página do projeto:

 

https://www.proyectoplanclimac.com
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.