Pesquisar

A DRAAC participou na reunião de Intercâmbio Regional do Projeto Rede Circular para a Construção Sustentável (R2CS) organizado pelo Município da Ribeira Brava

A DRAAC participou na reunião de Intercâmbio Regional do Projeto Rede Circular para a Construção Sustentável (R2CS) organizado pelo Município da Ribeira Brava

A convite do Município da Ribeira Brava, a DRAAC participou, no passado dia 14 de março, na reunião de Intercâmbio Regional do Projeto Rede Circular para a Construção Sustentável (R2CS) que faz parte do Programa Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2) gerido pela Iniciativa Nacional Cidades Circulares.

 

A DRAAC promoveu uma “Conversa Circular” onde se fez o enquadramento do trabalho desenvolvido pela Direção Regional no âmbito dos Resíduos e Economia Circular. Foram apresentadas as medidas da Estratégia Resíduos Madeira e da Agenda Madeira Circular que se coadunam com a temática da construção sustentável e foram abordadas de forma mais especifica a gestão dos resíduos de construção e demolição (RCD) na RAM, salientando as particularidades da utilização dos resíduos nas obras e o seu potencial de incorporação nas respetivas construções, bem como, da reutilização de materiais.

 

A Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2) tem como missão, apoiar e capacitar os municípios e as suas comunidades na transição para a economia circular. 

 

O Município da Ribeira Brava integra, com outros sete municípios de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores, a Rede Circular para a Construção Sustentável (R2CS), que prossegue as finalidades de política pública quanto às condições de governança para a sustentabilidade, concorrendo para a melhoria do desenho de estratégias urbanas sustentáveis e planos de ação nas cidades, estimulando a produção de Planos de Ação Locais Integrados (PLAI), tendo por base um processo de planeamento de ação plenamente participativo e colaborativo.

 

A DRAAC fez ainda parte de uma mesa redonda para a discussão do “Futuro da Construção Circular na RAM”,  com representantes  da Empresa Municipal Gaiurb (Líder do Projeto R2CS), da Associação BuiltColab, da fábrica de blocos Panáribloco e da empresa Fernando & Correia, tendo sido abordados diversos aspetos relacionados com a gestão de RCD, a implementação de medidas tendo em vista a circularidade dos materiais, a criação de um fundo ambiental regional, o mapeamento para resolução de passivos ambientais e os desafios atuais e futuros para o prosseguimento das políticas de economia circular necessárias. 

 

Os trabalhos terminaram com uma visita à empresa Panáribloco, sediada no Campanário que valoriza RCD, por incorporação, na construção de blocos para alvenarias.

 

Saiba mais sobre a Iniciativa Nacional Cidades Circulares em: https://cidadescirculares.dgterritorio.gov.pt/
 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.