Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos

Divulgação e formação 24-09-2020 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos

A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (SEPR) foi lançada pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia, com o objetivo de alertar para a necessidade da prevenção e redução de resíduos. Este ano decorrerá de 21 a 29 de novembro e terá como temática os “Resíduos invisíveis”, pretendendo-se alertar para a quantidade de resíduos que são produzidos, aquando do fabrico dos produtos que adquirimos, bem como os resíduos que serão produzidos após o consumo desses produtos.

 

Numa sociedade tão focada no consumo, torna-se importante realçar a necessidade de mudança de hábitos, e procura de alternativas e comportamentos ambientalmente mais sustentáveis e amigas do ambiente.

 

A Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas , vem desta forma dar a conhecer esta iniciativa que visa promover ações desenvolvidas por cidadãos, organizações privadas ou entidades públicas, durante o período de 21 a 29 de novembro, embora também se possam candidatar ações que decorram ao longo do ano. Idealmente deverão perdurar no tempo, sendo adotadas como novos hábitos com vista à redução da produção de resíduos.

 

As ações devem ser inscritas até dia 13 de novembro, no site http://ewwr.eu/ onde se pode também consultar as regras de participação e os tipos de ações abrangidas. As ações elegíveis deverão promover a redução do consumo, a reutilização de produtos e materiais, a reciclagem de resíduos e a limpeza, sendo as melhores premiadas em 6 categorias.

 

A título de exemplo apresentam-se as seguintes ações a desenvolver, que podem ser muito simples ou com alguma complexidade:

 

- Incentivo do uso de uma garrafa reutilizável, em detrimento das garrafas de uso único;

- Incentivo à utilização de marmitas reutilizáveis, sempre que os alunos levem para a escola refeições feitas em casa;

- Substituição dos sacos de plástico com o lanche por sacos de pano reutilizáveis;

- Disponibilização de um local onde os alunos possam partilhar livros e brinquedos que já não queiram, com o objetivo de deixar o que já não utilizam e levar algo em troca;

- Produção de máscaras não descartáveis que cumpram as diretivas da DGS.

 

Neste tempo de pandemia, continua a ser necessário apostar na prevenção e na redução dos resíduos produzidos, ainda mais com o surgimento de novos resíduos, como as máscaras e luvas descartáveis. Importará assim pensar na utilização de materiais reutilizáveis e duradouros, bem como no correto encaminhamento dos resíduos produzidos, podendo este tipo de ações serem abrangidas no âmbito da semana europeia da prevenção de resíduos.

 

De forma a dar a conhecer esta iniciativa, bem como esclarecer esta temática e dar ideias de ações a colocar em prática, a LIPOR irá promover uma formação dedicada à Semana Europeia da Prevenção, no próximo dia 29 de setembro, em que a participação é gratuita, no entanto sujeita a inscrição obrigatória em https://www.lipor.pt/pt/noticias/detalhes.php?id=106967.