Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Reunião do Grupo de Acompanhamento para a elaboração do SRIERPA

Decorreu entre 7 e 9 de setembro, no auditório do Edifício do Campo da Barca 25-09-2020 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Reunião do Grupo de Acompanhamento para a elaboração do SRIERPA

A DRAAC promoveu, no âmbito da implementação do SRIERPA - Sistema Regional de Inventário de Emissões por Fontes e Remoção por Sumidouros de Poluentes Atmosféricos,  no auditório do Edifício do Campo da Barca, uma reunião de apresentação e discussão dos primeiros resultados do Inventário Regional de Emissões por Fontes e Remoção por Sumidouros de Poluentes Atmosféricos (IRERPA 1990-2018) aos membros do Grupo de Acompanhamento, Pontos Focais que fazem a ligação com as entidades regionais detentoras de informação relativa às actividades e usos do solo geradoras de emissões de GEE e/ou capacidade sumidoura, num trabalho que se iniciou em Outubro de 2019, tendo decorrido a primeira reunião em Fevereiro de 2020.

 

O SRIERPA constitui uma componente da participação da DRAAC no projeto MAC CLIMA apoiado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020, dedicado à observação climática como ferramenta para o fomento da resiliência e adaptação às Alterações climáticas.

 

A reunião tinha ainda o objectivo de afinar alguns dados introduzidos no processo de cálculo das emissões na série de anos 1990-2018, de acordo com a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (CQNUAC), e em função das normas e procedimentos prescritos pelo IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas), assim como lançar as primeiras informações para a preparação do próximo exercício de Inventário (ano -2), a série 1990-2019. O IRERPA deverá ficar concluído até ao final do mês de setembro.

 

Este encontro foi orientado pela empresa prestadora de serviços, CAOS - Borboletas e Sustentabilidade, Lda., através de dois especialistas em políticas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, e com experiência na elaboração de Inventários de Emissões por Fontes e Remoção por Sumidouros de Poluentes Atmosféricos em Portugal e no estrangeiro.

 

Para além dos técnicos da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, o Grupo de Acompanhamento conta com representantes do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, da empresa Águas e Resíduos da Madeira, da Direção Regional do Ordenamento do Território, da Agência Regional de Energia e Ambiente da Madeira, da Empresa de Electricidade da Madeira, da empresa Atlantic Island Electricity, da Direção Regional de Agricultura, da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres, da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, da Direção Regional de Estatística da Madeira e da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.


Anexos

Descritores