Pesquisar

DRABM apresenta número 2 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série

DRABM apresenta número 2 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série 03-12-2020 Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira
DRABM apresenta número 2 da revista  Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através da direção de serviços do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, apresenta, no próximo mês de outubro, o número 2 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série.

 Criada em 1931, a revista Arquivo Histórico da Madeira ocupa, desde o segundo quartel do século XX, um lugar da maior relevância na história da produção do conhecimento e da salvaguarda do património do Arquipélago da Madeira. No ano de 2019, no âmbito de um processo de reforma editorial, a revista foi refundada e denominada Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série.

 Com uma periodicidade anual, a publicação científica tem como temáticas globais a História, a Memória e o Património – material e imaterial – do Arquipélago da Madeira, e elege, por conseguinte, as áreas do conhecimento da História, das Ciências Sociais e Humanas e da Arquivística.

 
O n.º 2 da revista principia com um Editorial, intitulado «Acúmulo de Sombras – O Arquivo em Lourdes Castro», de Nuno Mota, Diretor Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, onde se presta homenagem à artista plástica madeirense Lourdes de Castro, mundialmente reconhecida. A capa apresenta, precisamente, uma das suas criações artísticas.

 A revista divulga, depois, 14 estudos e ensaios, cujos títulos e autores são os seguintes: «O Saque ao Funchal em 1566 e as Suas Repercussões no Reinado de D. Sebastião», de António Brehm e Cristina Trindade; «Uma Fazenda em Santo António e seus Administradores: Subsídio para o Estudo das Instituições Vinculares na Madeira (Séculos XVI-XIX)», de Teresa Florença; «Intervenções e Limpezas Documentadas no Retábulo e no Cadeiral da Sé do Funchal (Séculos XVI a XX)», de Isabel Santa Clara e Rita Rodrigues; «O Apóstolo Bravo? As Relações de Poder entre D. Jerónimo Fernando e a Câmara Municipal do Funchal (1619-1643)», de Bruno Abreu Costa; «O Recolhimento do Bom Jesus no Funchal – Documentos e Notas para a sua História (Séculos XVII e XVIII)», de Filipe dos Santos; «A Confraria e a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, na Igreja de São Pedro, no Funchal (1646-1846) – Organização, Atividades e Património», de Paulo Ladeira; «A Indústria da Cal no Concelho de São Vicente (Séculos XVII-XX)», de Dinis Gouveia Pacheco; «O Sistema Vincular da Madeira nas Reflexões de António Correia Herédia: Para uma Análise das Questões Sócio-Económicas em torno da Abolição dos “Morgadios”» e «O Município do Funchal e a sua Receita Aduaneira: Origem e Evolução de um Imposto Vital na Administração Camarária (1872-1910)», de Ana Madalena Trigo de Sousa; «Romaria de Nossa Senhora do Monte: Memória Histórica e Identidade Insular (1901-1927)», de Duarte Manuel Freitas; «Alfredo de Freitas Branco e o Integralismo Lusitano», de Sílvia Gomes; «A Prisão de Américo Tomás e Marcello Caetano e o 1.º de Maio de 1974 na Madeira», de Lino Bernardo Calaça Martins; «No Primeiro Centenário do Nascimento de Joel Serrão: Uma Resenha Bibliográfica», de Nelson Veríssimo; e «Contra a Corrente de Graça Alves e 20 de Fevereiro de Octávio Passos: Imaginários de uma Catástrofe no Meio de Escombros Reais», de Thierry Proença dos Santos.

 A DRABM continua a sua aposta em edições digitais de acesso livre e gratuito; assim, esta mais recente edição da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, estará disponível em linha (no endereço eletrónico https://ahm-abm.madeira.gov.pt) e poderá também ser acedida através do sítio oficial da DRABM (https://abm.madeira.gov.pt).


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.