Pesquisar

Serviços do Arquivo disponíveis em linha através de Balcão Eletrónico

Serviços do Arquivo disponíveis em linha através de Balcão Eletrónico 03-12-2020 Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira
Serviços do Arquivo disponíveis em linha através de Balcão Eletrónico

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) disponibiliza aos seus utilizadores o acesso aos serviços do Arquivo, através de um Balcão Electrónico, disponível na página institucional.

 Esta plataforma é disponibilizada no quadro de uma estratégia da DRABM, que visa tornar os seus serviços acessíveis em contexto virtual. Pretende-se reduzir tempos de espera, melhorar a qualidade do serviço de disponibilização de documentos e otimizar o contacto com os utilizadores. Destina-se aos pedidos individuais, mas também aos institucionais, que nos chegam através dos Cartórios, Conservatórias, escritórios de advogados e outros profissionais.

 Após registo no Balcão Eletrónico poderá obter resposta aos seus pedidos de pesquisa, solicitar reproduções, certidões e averbamentos ou a reserva antecipada de documentos para consulta presencial. Poderá igualmente obter informação sobre os seus pedidos e seguir o andamento dos mesmos. Os documentos solicitados podem ser enviados por via eletrónica ou por correio e os pagamentos podem ser efetuados por transferência bancária.

 O Balcão Eletrónico é uma nova valência do Archeevo, a plataforma de pesquisa de arquivos implementada pela DRABM desde 2017. Refira-se que o tratamento e comunicação do valioso património documental da DRABM assenta nesta plataforma de gestão integrada de arquivos. É através deste software que a DRABM partilha e coloca em acesso público grande parte dos seus recursos de informação descritiva sobre arquivos, também disponíveis no Portal Português de Arquivos, no Portal Europeu de Arquivos e na Europeana. Até ao momento, estão disponíveis 583.668 registos, que por sua vez se associam a quase 2 milhões de ficheiros de imagens com réplicas de documentos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.