Pesquisar

O Acervo: Bibliotecas

O Acervo: Bibliotecas

O acervo bibliográfico da DRABM compreende monografias, publicações periódicas e material não livro, num total de mais de meio milhão de espécies. Trata-se de um conjunto documental de caráter universalista e generalista, caraterístico de uma biblioteca pública, versando os domínios da literatura, ciências sociais, biologia, arte, história, religião, geografia, psicologia, entre muitos outros. Esse aspeto multifacetado e predominantemente contemporâneo é potenciado pelo facto de a DRABM ser beneficiária do Depósito Legal de publicações editadas em Portugal.

Ao fundo geral da Biblioteca acrescem algumas coleções, como a de reservados, iconografia e cartografia, leitura para invisuais, recursos eletrónicos, bibliotecas ofertadas, doadas ou em depósito.

Entre estas, pontuam as seguintes bibliotecas e coleções:

Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira – com cerca de 21.700 monografias e 850 títulos de revistas. Integra abundante bibliografia sobre Cristóvão Colombo, uma coleção de guias e relatos de viagens e outra de livros antigos, muitos originalmente pertencentes à Mitra do Funchal e especificamente ao bispo D. Gaspar Afonso da Costa Brandão. A biblioteca incorpora ainda as livrarias de Nuno de Freitas Lomelino e do Dr. Nuno Vasconcelos Porto, tendo sido recentemente enriquecida com as ofertas das bibliotecas de Pereira da Costa, Luiz Peter Clode, Pontes Leça, Frederico de Freitas, João Henrique Gonçalves, Maria do Carmo Rodrigues, entre outras.

Biblioteca de Culturas Estrangeiras – integrada desde 2015 no Arquivo e Biblioteca da Madeira, a Biblioteca de Culturas Estrangeiras (BCE) foi criada em 1987 com o apoio de embaixadas de diversos países. A sua origem está associada a uma primeira doação de livros à RAM por parte do Governo da Venezuela, dispondo de outros núcleos em línguas estrangeiras que, na sua maioria, resultaram de doações posteriores por parte de diversas embaixadas. Instituída com o objetivo de promover as culturas dos países que contribuíram para a constituição e crescimento do seu catálogo, a BCE compreende mais de 24 mil espécies bibliográficas em vários domínios do conhecimento, com destaque para a literatura, as artes e as ciências sociais e humanas, na sua maioria disponíveis para empréstimo domiciliário.

Coleção de jornais – integra os primeiros jornais a serem editados na Madeira, nascidos no contexto da Revolução Liberal dos anos vinte do século XIX, e permite documentar a história da imprensa na Região até aos nossos dias. Com cerca de 260 títulos de jornais de carácter generalista e de enfoque regional, também contempla jornais especializados de diversa natureza: partidária, religiosa, desportiva, doutrinal, judicial, académica, literária e artística, e ainda alguns títulos nacionais. A coleção está a ser presentemente objeto de digitalização tendo em vista a sua disponibilização em contexto virtual, encontrando-se presentemente uma parte significativa da coleção acessível por essa via na plataforma de pesquisa de bibliotecas.

Coleção de livro antigo – composta por 833 volumes distribuídos em catorze subcolecções, com espécies que remontam ao séc. XVI, sendo o volume mais antigo datado de 1515. Predominam os títulos em latim, mas estão também presentes títulos em português, castelhano, italiano, inglês e francês, que versam principalmente os temas da teologia, do direito canónico, da história, da literatura religiosa, da literatura clássica e da medicina.

Coleção de legislação – composta no seu todo por mais de 15 mil volumes, esta coleção inclui cerca de três dezenas de títulos de legislação europeia, nacional e regional, num total de mais de quatro mil livros e documentação avulsa, entre os quais podemos encontrar leis e diplomas desde meados do século XIII até ao ano de 2009. De realçar as séries dos Diários do Governo e da República. De referir ainda a biblioteca jurídica de Rebelo Quintal, com cerca de 11 mil unidades, ofertada à então Biblioteca Pública Regional.

Coleção iconográfica – constituída por postais, cartazes, gravuras, desenhos, mapas e por outro material não livro. Particularmente rica a coleção de postais, com cerca de 15 mil exemplares, entretanto enriquecida com a transferência da coleção da Direção de Serviços de Museus e Património. 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.