Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Reino Unido - Cenário de saída da UE sem um acordo de futura parceria

Preparar um cenário de saída da União Europeia sem um acordo que estabeleça uma futura Parceria entre a União Europeia e o Reino Unido 22-06-2020 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
Reino Unido - Cenário de saída da UE sem um acordo de futura parceria

Na ausência de um acordo ratificado que estabeleça uma futura parceria entre a União Europeia e o Reino Unido no final do período de transição (31 de dezembro de 2020), o comércio entre as duas partes passará a realizar-se nas condições da Organização Mundial do Comércio a partir de 1 de janeiro de 2021.
 

Mesmo que se celebre um acordo de comércio livre, o acesso ao mercado funcionará em moldes muito diferentes do que no âmbito do Mercado Interno e da União Aduaneira da União Europeia.
 

Por conseguinte, o termo do período de transição introduz alterações consideráveis na relação regulamentar entre a União Europeia e o Reino Unido.
 

Já desde o outono de 2017 que a Comissão tem vindo a incentivar as partes interessadas a se prepararem para as mudanças significativas que a saída do Mercado Interno e da União Aduaneira irá provocar. A fim de ajudar as partes interessadas, a Comissão está a atualizar mais de 100 comunicações setoriais sobre os preparativos para o Brexit destinadas às partes interessadas relativamente a uma gama variada de questões.
 

Pode, também, encontrar aqui a informação “Getting ready for the end of the transition period”  https://ec.europa.eu/info/european-union-and-united-kingdom-forging-new-partnership/future-partnership/getting-ready-end-transition-period


Informações das autoridades nacionais aos cidadãos

Encontre aqui ligações para as páginas Web das autoridades dos países da UE27 sobre as medidas nacionais de preparação em cada Estado-Membro.