Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

IV Fórum das Regiões Ultraperiféricas

Realizou-se em Bruxelas, nos dias 30 e 31 de março de 2017, o IV Fórum das Regiões Ultraperiféricas sobre o tema "As regiões ultraperiféricas, terras da Europa no mundo: rumo a uma estratégia renovada" 04-05-2017 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
IV Fórum das Regiões Ultraperiféricas

Uma representação da Região Autónoma da Madeira (RAM) deslocou-se a Bruxelas para participar no IV Fórum das Regiões Ultraperiféricas que contou com a presença do Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker. No encontro intitulado “As regiões ultraperiféricas, terras da Europa no mundo: rumo a uma estratégia renovada”, esteve presente o Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque, assim como os Secretários Regionais dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Dr. Sérgio Marques, e da Economia, Turismo e Cultura, Dr. Eduardo Jesus.

Também outros organismos públicos estiveram representados neste importante evento, nomeadamente a Direção Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa, o Instituto de Emprego da Madeira, a Direção Regional de Qualificação Profissional, o Instituto de Desenvolvimento Regional, o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, a Direção Regional das Pescas, a Autoridade de Gestão do PRODERAM 2020, a AREAM - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira e a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
.


O Fórum RUP reúne os Presidentes das nove regiões ultraperiféricas (Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Maiote, Reunião, São Martinho, Açores, Madeira e ilhas Canárias), assim como representantes dos três Estados-Membros, membros da sociedade civil e partes interessadas externas, bem como representantes das instituições da União Europeia. É uma plataforma importante de diálogo que acontece de dois em dois anos e que ilustra a parceria que estas nove regiões e os seus três Estados-Membros mantêm com a Comissão Europeia e outras instituições da União Europeia.


Este ano, o Fórum realçou entre outras questões a importância da integração das RUP nos seus mercados vizinhos, a acessibilidade física e digital, o crescimento azul e a economia verde/circular, as energias renováveis, a proteção das produções tradicionais, nomeadamente a questão da renovação das frotas de pesca das RUP e os programas POSEI. 


Nesta ocasião, foi entregue pelo Presidente da Conferência de Presidentes das RUP ao Presidente da Comissão Europeia, o
Memorando conjunto das Regiões Ultraperiféricas “Por uma nova dinâmica na aplicação do artigo 349 do TFUE”, o qual apresenta as necessidades e potencialidades das RUP, assim como as preocupações e reivindicações destes territórios face ao novo período pós 2020, pretendendo ser uma orientação para a elaboração da nova estratégia da União Europeia a favor das RUP.