Pesquisar

Roadmap no Funchal discute questões relacionadas com a Europa e o Mundo

Fernanda Cardoso participa em evento no âmbito do projeto “EU/ON SCALING UP”, organizado pelo Município de Gaia e financiado pelo programa Erasmus+, Juventude em Ação 02-05-2022 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
Roadmap no Funchal discute questões relacionadas com a Europa e o Mundo

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Fernanda Cardoso, participou, no dia 22 de abril de 2022, num Roadmap denominado "EU/ON THE ROAD”, que se realizou na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no âmbito do projeto “EU/ON SCALING UP”, resultado de uma candidatura da Câmara Municipal de Gaia ao programa Erasmus+, Juventude em Ação.
 

Fernanda Cardoso integrou o painel de decisores e peritos de juventude, sendo uma das oradoras convidadas do evento, cujo tema principal incidiu em questões relacionadas com a Europa e o Mundo, nomeadamente a Ação Climática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo por base de trabalho os “Youth Goals”.
 

A iniciativa, que contou com a participação de mais de duas dezenas de jovens, permitiu discutir a importância de adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, aferindo o ponto de vista dos jovens, mediante o estabelecimento de diálogo entre estes e os peritos e decisores da área.
 

Refira-se que o projeto “EU/ON SCALING UP” foi lançado a 29 de maio e é financiado pelo programa Erasmus +, Juventude em Ação, contando com o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), sendo que a Direção Regional de Juventude da Madeira é um dos parceiros institucionais.
 

Este projeto de Diálogo Jovem destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos e, no total, promove sete ações a nível nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, com o intuito de contribuir para a (re)descoberta e a projeção da União Europeia. É nesse âmbito que o município de Gaia tem organizado Roadmaps nas capitais de distrito, denominados "EU/ON THE ROAD".
 

Desde junho de 2021, o projeto percorreu 20 cidades: Aveiro, Barreiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Horta, Leiria, Lisboa, Loures, Portalegre, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Funchal. No total, participaram até ao momento, no projeto EU/ON SCALING UP, cerca de 440 jovens e 68 decisores políticos e peritos/técnicos de juventude a nível nacional.
 

No final do projeto, no último trimestre de 2022, realizar-se-á um Seminário final "EU/ON SCALING UP SEMINAR", em Vila Nova de Gaia, com a duração de dois dias, no qual participarão representantes jovens de todas as cidades participantes, bem como de todos os restantes intervenientes.

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.