Pesquisar

Eurobarómetro: Confiança na UE está a aumentar

Inquérito Eurobarómetro Standard realizado no verão de 2022 foi publicado a 6 de setembro de 2022 08-09-2022 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
Eurobarómetro: Confiança na UE está a aumentar

O inquérito Eurobarómetro Standard realizado no verão de 2022 e publicado a 6 de setembro de 2022 revela que a confiança dos cidadãos na União Europeia aumentou e que se mantém um forte apoio à resposta da UE à agressão russa contra a Ucrânia.
Este revela que 65% dos europeus auscultados estão otimistas quanto ao futuro da UE, o que corresponde a um aumento de três pontos em comparação com um inquérito semelhante realizado no início deste ano. A imagem positiva da UE atinge atualmente 47% (+3 pontos percentuais), o seu nível mais elevado desde o outono de 2009, enquanto 36% dos inquiridos têm opiniões neutras e 16% opiniões negativas sobre a UE. No que se refere ao aumento da confiança na UE os valores atingem 49% (+2).
O apoio ao euro está ao nível mais elevado jamais registado: 72% são agora a favor (+3), chegando mesmo aos 80% na área do euro (+3). No que se refere ao forte apoio à resposta da UE à invasão da Ucrânia pela Rússia, verifica-se que 85% pensam que uma melhor eficiência energética reduzirá a nossa dependência, 83% consideram que os Estados-Membros da UE devem comprar energia em conjunto para obter melhores preços e 78% afirmam que já tomaram medidas para reduzir o seu próprio consumo de energia ou planeiam fazê-lo em breve. Por outro lado, a perceção da situação económica europeia está a deteriorar-se, com 51% a considerá-la má (+6) e 40% boa (-5).
Para os inquiridos, a inflação está agora no topo dos problemas mais importantes para a UE (34%, +10), à frente do aprovisionamento energético e da situação internacional (ambos 28%).


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.