Pesquisar

UE lança novo mecanismo para promover talentos

Iniciativa pretende destacar que as RUP enfrentam maiores desafios em termos de requalificação e melhoria de competências 17-02-2023 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
UE lança novo mecanismo para promover talentos

A Comissão Europeia lançou o «Mecanismo para promover os Talentos». Um mecanismo que ajudará as regiões da UE afetadas pelo declínio acelerado da sua população em idade ativa a formar, reter e atrair as pessoas, as aptidões e as competências necessárias para fazer face ao impacto da transição demográfica.

Esta iniciativa surge porque a Europa tem gente com talento, mas a Comissão entende que o talento tem de ser estimulado, especialmente porque a UE está a atravessar uma importante transição demográfica. Esse estímulo é sobretudo necessário nas regiões afetadas por uma diminuição da mão de obra e uma baixa percentagem de diplomados do ensino superior, bem como nas regiões afetadas pela partida dos jovens.

A Comissão defende que, se não for abordada, esta transição desencadeará disparidades territoriais novas e crescentes, à medida que a mão de obra das regiões envelhece e declina, nos números e nas competências, podendo mesmo alterar as paisagens demográficas da Europa e prejudicando a resiliência e a competitividade da UE.

Como tal, é crucial fazer com que as regiões que enfrentam a estagnação do desenvolvimento de talentos se tornem mais resilientes e atrativas, com o intuito de cumprir o compromisso da UE de não deixar ninguém nem nenhuma região para trás.

Note-se que a Comissão adotou, a 17 de janeiro de 2023, a Comunicação “Aproveitar o talento nas regiões da Europa”, uma iniciativa que pretende destacar que as regiões remotas, nomeadamente as Regiões Ultraperiféricas, enfrentam maiores desafios em termos de requalificação e melhoria de competências, sendo apontadas as regiões de Guadalupe e Martinica como exemplos de regiões que enfrentam preocupantes situações de migração externa de jovens e de um baixo número de pessoas qualificadas.
 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.