Pesquisar

Dia da Europa 2023: dia de celebrar a unidade europeia

A 9 de maio a União Europeia (UE) celebrará o "Dia da Europa 2023" 02-05-2023 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
 Dia da Europa 2023: dia de celebrar a unidade europeia

Em 9 de maio, a União Europeia (UE) celebrará o "Dia da Europa 2023", um momento para comemorar a Declaração Schuman, proferida em 9 de maio de 1950. 

Para assinalar esta ocasião, as Instituições da UE, incluindo as Delegações e as Representações da UE em todo o mundo, levarão a cabo uma vasta gama de atividades em linha e presenciais, dando aos cidadãos a oportunidade de descobrir e de se familiarizar com a UE.

Este ano, o Dia da Europa reunirá os cidadãos que queiram conhecer melhor a forma como a UE está a apoiar a paz, a segurança e a democracia, mostrando-se determinada perante a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e perante outros conflitos no resto do mundo. 

O Dia da Europa 2023 também permitirá aos visitantes às Instituições europeias familiarizarem-se melhor com os esforços da UE na construção de uma Europa não só ecológica, digital e competitiva, justa e qualificada, mas também forte, resiliente e segura. 

Neste ano, será igualmente dado especial destaque ao Ano Europeu das Competências 2023, que terá início em 9 de maio. Neste dia a UE acolherá o Festival do Ano Europeu das Competências. No sítio Web dedicado ao Ano Europeu das Competências estão disponíveis mais informações, bem como as atividades organizadas localmente em toda a Europa.

 

Os cidadãos da UE poderão conhecer as instituições da UE em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo:

  • Sábado, 6 de maio: Em Bruxelas, os cidadãos poderão visitar as Instituições da UE.  É possível obter mais informações sobre o programa de atividades aqui.
  • Terça-feira, 9 de maio:  Os cidadãos poderão visitar o Tribunal de Justiça Europeu e a Aldeia Europeia, na cidade do Luxemburgo, esta criada pela representação da Comissão em conjunto com as Autoridades nacionais, as Embaixadas dos Estados-Membros, as Instituições da UE sediadas no Luxemburgo e a sociedade civil. É possível obter mais informações aqui.
  • Sábado, 13 de maio: Os cidadãos poderão circular no interior do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, e conhecer a sede do maior órgão democrático da Europa. É possível obter informações mais pormenorizadas aqui.

Além disso, as Delegações da UE assinalarão o Dia da Europa por todo o mundo, dando visibilidade à unidade e à solidariedade europeias.

É possível obter mais informações sobre as atividades do Dia da Europa de 2023 na página Web interinstitucional do Dia da Europa.

 

Informações complementares

Declaração Schuman, 9 de maio de 1950  

Ano Europeu das Competências


 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.