Pesquisar

Xª Semana da Economia e Gestão

Decorreu a 26 de fevereiro de 2024, na Escola Secundária Francisco Franco, a Xª Semana da Economia e Gestão que contou com a participação da Diretora Regional dos Assuntos Europeus 27-02-2024 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
Xª Semana da Economia e Gestão

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Fernanda Cardoso, participou como oradora na conferência de abertura da xª Semana de Economia e Gestão, que teve lugar na Escola Secundária Francisco Franco, no dia 26 de fevereiro.

A conferência sob o tema “A União  Europeia face às alterações geopolíticas e geoestratégicas atuais”  subdividiu-se em dois painéis, tendo o primeiro painel “Politica de Defesa da União Europeia” ficado a cargo do Tenente-General Marco Sorronha, e o segundo “os Desafios a nível económico colocados à União Europeia” a cargo da Diretora Regional dos Assuntos Europeus.

Na sua intervenção Fernanda Cardoso, apontou os múltiplos desafios que se colocam à União Europeia na atualidade, desenvolvendo as matérias ligadas ao alargamento e aprofundamento da União, assim como o impacto geral da guerra na Ucrânia.

Também foram  abordadas as questões relativas ao futuro da Politica de Coesão, nomeadamente as recomendações expressas no relatório do grupo de alto nível de especialistas da Politica de Coesão, em particular a importância do reforço orçamental, ainda mais necessário  num contexto de alargamento.

Outras matérias analisadas foram as que dizem respeito à  Politica Comum de Segurança e Defesa da União Europeia e à necessária cooperação da União Europeia com a OTAN.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.