Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Projeto INTEGRA - Conferência Transportes

Decorreu a 8 e 9 de abril de 2021 a 1.ª Conferência da Macaronésia – Transportes, organizado pela Subsecretaria Regional da Presidência do Governo Regional dos Açores 15-04-2021 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
Projeto INTEGRA - Conferência Transportes

Nos passados dias 8 e 9 de abril, decorreu a 1.ª Conferência da Macaronésia – Transportes que visou a discussão do ‘Impacto dos transportes no desenvolvimento sustentável da Macaronésia”. A conferência decorreu em formato virtual e desenrolou-se no âmbito do Programa INTEGRA (Programa de Integração de Mercados e Desenvolvimento da Vizinhança Económica e Social da Macaronésia) inserido no Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER. 
 

A organização da Conferência esteve a cargo da Subsecretaria Regional da Presidência do Governo Regional dos Açores. Durante os dois dias em que decorreram os trabalhos, participaram diversos oradores oriundos da Região Autónoma dos Açores, Região Autónoma da Madeira, Canárias e Cabo Verde o que possibilitou a partilha de diversas perspetivas associadas às estratégias de transportes terrestres, marítimos e aéreos nos territórios em causa, tendo em vista o contributo para uma estratégia articulada que impulsione o desenvolvimento económico e social das Regiões da Macaronésia.
 

No que se refere à participação dos oradores regionais, sublinhe-se a participação do Secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, na Sessão de Abertura da Conferência na qual sublinhou alguns dos principais desafios que se colocam às Regiões da Macaronésia em matéria de transportes nos próximos anos, bem como de Patrícia Dantas, Diretora Regional Adjunta dos Assuntos Parlamentares, Relações Externas e da Coordenação da Vice-Presidência do Governo, na Sessão de Encerramento na qual elencou algumas das principais iniciativas e intervenções previstas pelo Governo Regional da Madeira para os próximos anos em matéria de transportes.
 

Ao nível dos painéis temáticos, refira-se a participação de Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira no painel referente aos transportes marítimos, tendo efetuado uma apresentação relativa ao “Posicionamento dos Portos da Madeira na Retoma do Turismo de Cruzeiros”, na qual explanou as principais prioridades da Região para o setor no pós-Covid.
 

Claudio Mantero, Project Coordinator CIVITAS 2020 Destinations na Horários do Funchal S.A., efetuou uma apresentação sobre “Estratégias e medidas para transportes integrados na Madeira” evidenciando as prioridades da Região ao nível da integração de transportes na Região, enquanto que Nuno Jesus, Coordenador do Observatório do Transporte Aéreo da Região Autónoma da Madeira, se debruçou sobre “A retoma do setor do transporte aéreo na Madeira no atual contexto Covid-19” na qual destacou os esforços realizados pelo Governo Regional da Madeira para uma mobilidade segura de residentes e turistas em tempos de Covid-19.

A oportunidade da Conferência e da sua temática foi sublinhada pelos diversos participantes que destacaram a relevância de uma articulação entre os territórios da Região da Macaronésia em matéria de transportes no atual contexto pandémico e no futuro.

 


Anexos

Descritores