
Acrónimo: Margullar (Ref. MAC/4.6c/052)
EIXO: 4. Conservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Data de início: 01/2017 Data de fim: 12/2021
Orçamento da SRTC: 100.000,00€
FEDER (SRTC): 85.000,00€
Caracterização:
Projeto no âmbito da conservação e proteção do meio ambiente e da promoção da eficiência dos recursos, com enfoque no património natural e cultural da Macaronésia.
O projeto MARGULLAR consiste na criação de uma Rede Transnacional para a conservação, proteção, promoção e valorização do património arqueológico subaquático das ilhas da Macaronésia (Açores, Cabo Verde, Senegal, Madeira e Lanzarote), através da criação de um novo produto turístico. Nesta linha, os três principais objetivos do projeto são:
1. Conceção de um Produto de Turismo Arqueológico Subaquático nas Ilhas da Macaronésia.
2. Catalogação de bens do património subaquático local e criação de rotas turísticas e itinerários para a promoção do novo produto de turismo arqueológico subaquático criado.
3. Estabelecimento de um programa de formação em arqueologia subaquática.
O projeto visa articular o binómio Património e Turismo através da realização de trabalhos de arqueologia subaquática para a preservação e conservação do património marinho, para a sua posterior valorização e utilização, com o objetivo de melhorar a atratividade e promoção do turismo de mergulho nas regiões.
O MARGULLAR pretende que, além de admirar o belo fundo marinho do Espaço de Cooperação Transnacional, os turistas que praticam mergulho se aproximem do nosso património, da nossa história e da nossa cultura.
Assim, com base na recolha de dados arqueológicos nas áreas de trabalho identificadas, pretende-se valorizar os referidos bens, conseguindo assim uma gestão/proteção integral dos mesmos e, por sua vez, comunicar e sensibilizar o público sobre o Património Arqueológico da Macaronésia. O objetivo final é a conservação e proteção deste Património que constitui o legado da nossa memória histórica.
Parceiros:
01 Beneficiário Principal – Cabildo de Lanzarote
02 Beneficiário FEDER – Direção Regional da Cultura – Fundo Regional de Ação Cultura, Açores
03 Beneficiário FEDER – ADCA – Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores
04 Beneficiário FEDER – Secretaria Regional de Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura, Madeira
05 Beneficiário FEDER – ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira
06 Beneficiário FEDER – IPC - Instituto do Património Cultural, Cabo Verde
07 Beneficiário FEDER – Direção do Património Cultural, Senegal
Ligacões:
http://margullar.com/