É uma mota fabricada pela Veloce Ltd, em Hall Green, Birmingham, Inglaterra, fundada em 1904. É rápida, confiável e económica.
Foi lançado em 1935 como uma versão desportiva de 500cc. A 2.ª Guerra Mundial interrompeu a produção. A nova MSS era uma máquina muito mais moderna com a mesma estrutura do Velocette MAC e vinha com novos equipamentos opcionais para atrair o mercado de turismo.
Os compradores começaram a ajustar o modelo MSS para velocidade. No entanto, a fábrica respondeu produzindo o modelo desportivo Velocette Venom. Em 1955, uma versão scrambles também foi produzida. A Velocette era uma empresa familiar, que vendeu quase tantas motas construídas à mão durante sua vida quanto as máquinas produzidas em massa pelas gigantes BSA e Norton.
Reconhecida pela qualidade dos seus produtos, a empresa esteve sempre presente nas corridas internacionais de motas de meados da década de 1920 até a década de 1950, culminando em dois campeonatos mundiais (1949–1950 350 cc).
O negócio sofreu um declínio comercial gradual durante o final dos anos 1960, fechando em fevereiro de 1971.
O modelo MSS foi produzido pela primeira vez em 1935 e foi o terceiro da série M de singles de válvula suspensa que incluía o MOV, MAC, Venom e, finalmente, o Thruxton, todos com o layout de árvore de cames alta. O primeiro desses novos modelos foi o MOV de 250cc de 1933, ao qual se juntou em 1934 uma versão de 350cc de curso longo - o MAC.
Ao criar o MSS, a Veloce manteve o design básico, combinando o curso de 96 mm do MAC com um diâmetro maior para criar seu novo '500'. O motor MSS entrou em um novo quadro derivado do KTT de corrida. O modelo desapareceu da gama da Veloce Limited em 1948, enquanto a empresa se concentrou no LE, reaparecendo em 1954 com um novo quadro de braço oscilante e Hall Green'
Foi produzida até 1968.