A Secretária Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes, participou na inauguração do Auditório Edmundo Tavares, no âmbito das comemorações do 80.º aniversário da inauguração do Edifício do Liceu Nacional do Funchal, na Escola Secundária de Jaime Moniz.
«Celebrar 80 anos deste espaço é celebrar a história da educação na Madeira. É reconhecer o papel determinante que esta instituição desempenhou e continua a desempenhar na formação académica, cívica, cultural e humana de gerações de madeirenses», enalteceu Elsa Fernandes, aludindo aos milhares de jovens que, ao longo de décadas, encontraram no “Liceu” «conhecimento, exigência, espírito crítico e valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais preparada, mais livre e mais consciente». «Guardamos todos – aqueles que aqui estudaram – memórias de uma fase muito bonita da nossa vida que é o final da adolescência», recordou.
Elsa Fernandes considerou aquele momento uma justa homenagem a Edmundo Tavares. «Mais do que um nome associado à educação e à cultura, Edmundo Tavares representa dedicação, visão e compromisso com a valorização do ensino e da formação integral dos jovens. É, de facto, incrível constatar que, sem o conhecimento que hoje existe sobre a importância da luz e da temperatura da sala de aula, por exemplo, estas salas têm uma excelente iluminação natural e espaço suficiente para o ar circular, ou seja, o Arquiteto Edmundo Tavares tinha um conhecimento implícito sobre as condições fundamentais para a aprendizagem. Associar o seu nome a este auditório é perpetuar uma memória de serviço público e de entrega à comunidade educativa», relevou a governante.
Para Elsa Fernandes, aquele auditório simboliza também a capacidade de honrar o passado sem deixar de investir no futuro. «A Educação exige memória, mas exige também renovação, inovação e ambição. E é precisamente esse compromisso que o Governo Regional continua a assumir: o de criar melhores condições para os nossos alunos, professores e comunidades educativas, valorizando as escolas enquanto centros vivos de aprendizagem, cidadania e cultura», garantiu a Secretária Regional, dirigindo palavras de reconhecimento a todos aqueles que contribuíram para concretizar aquele projeto, saudando particularmente os alunos da escola. «São eles a razão maior de todo o nosso trabalho. Que encontrem neste auditório um espaço de crescimento, inspiração e descoberta. Que aqui possam desenvolver talentos, aprofundar conhecimentos e fortalecer os valores que fazem de cada um, um cidadão ativo e responsável. O edifício inaugurado há 80 anos permanece como símbolo de uma herança educativa de excelência. Hoje, com este novo auditório, acrescentamos mais um capítulo a essa história. Que o Auditório Edmundo Tavares seja um espaço de futuro, aberto ao conhecimento, à cultura e à comunidade», concluiu Elsa Fernandes.
A cerimónia contou ainda com intervenções da Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Jaime Moniz, Ana Isabel Freitas, a Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitetos, Susana Jesus, e do Arquiteto Rui Campos, que tiveram como denominador comum a relevância da obra de Edmundo Tavares.