Pesquisar

Conferência sobre o Futuro da Europa

Primeira reunião plenária teve lugar em Estrasburgo, em 19 de junho de 2021 26-07-2021 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
Conferência sobre o Futuro da Europa

A 19 de junho de 2021, teve lugar a reunião plenária inaugural da Conferência sobre o Futuro da Europa, em Estrasburgo. A reunião plenária assinalou outro momento importante da Conferência – um exercício democrático europeu sem precedentes, aberto e inclusivo. Após as alocuções de abertura dos copresidentes do Conselho Executivo, os representantes – incluindo cidadãos – debateram o objetivo e as expectativas da Conferência, nomeadamente no que diz respeito aos painéis de cidadãos europeus, aos painéis e eventos nacionais, bem como à plataforma digital multilingue. Os copresidentes também se felicitaram do Evento com os cidadãos europeus, realizado a 17 de junho de 2021, em Lisboa. 
 

A segunda parte da reunião plenária centrou-se em questões mais processuais, como o calendário dos plenários da Conferência, os painéis de cidadãos europeus e o Evento de Cidadãos Europeus. 
 

Próximos passos
Os painéis de cidadãos europeus reunir-se-ão em setembro e outubro de 2021, a fim de preparar os seus contributos para futuros debates plenários, incluindo um conjunto de Recomendações que a União deve seguir, com base nas propostas dos cidadãos recolhidas através da Plataforma. 
A Conferência pretende dar o máximo espaço aos jovens e, nesse sentido, prosseguem também os preparativos para o Encontro Europeu da Juventude, organizado pelo Parlamento Europeu em 8 e 9 de outubro de 2021. A próxima plenária está prevista para 22 e 23 de outubro. 
Os cidadãos de toda a Europa já podem participar na Conferência através da Plataforma digital multilingue, disponível nas 24 línguas oficiais da UE. 
https://futureu.europa.eu/?locale=pt
 

Contexto – plenário da Conferência sobre o Futuro da Europa
O plenário da Conferência é composto por 108 representantes do Parlamento Europeu, 54 do Conselho (dois por Estado-membro), 3 da Comissão Europeia, bem como por 108 representantes de todos os parlamentos nacionais, em pé de igualdade, e por 108 cidadãos. Estes últimos participarão no debate das ideias provenientes dos painéis de cidadãos e da plataforma digital multilingue: 80 representantes dos painéis de cidadãos europeus, dos quais pelo menos um terço terá menos de 25 anos, e 27 representantes dos painéis nacionais de cidadãos ou dos eventos nacionais da Conferência (um por Estado-membro), bem como o presidente do Fórum Europeu da Juventude. O processo de seleção dos representantes dos cidadãos será concluído em breve. Participarão igualmente 18 representantes do Comité das Regiões e 18 do Comité Económico e Social Europeu, além de 8 representantes dos parceiros sociais e de outros 8 da sociedade civil. 
O plenário da Conferência será equilibrado em termos de género.


 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.