Pesquisar

Comissão apresenta Estratégia renovada para as RUP

É dada prioridade às pessoas, propondo-se medidas concretas para melhorar as condições de vida dos cinco milhões de habitantes dessas regiões 04-05-2022 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
Comissão apresenta Estratégia renovada para as RUP

A Comissão adotou, no dia 3 de maio de 2022, uma estratégia renovada para as regiões mais remotas da UE, as Regiões Ultraperiféricas, com vista a tirar proveito das suas potencialidades através de investimentos e reformas adequados.
 

A estratégia dá prioridade às pessoas e propõe medidas concretas para melhorar as condições de vida dos cinco milhões de habitantes dessas regiões: favorecer as transições ecológica e digital e tirar partido das suas vantagens únicas, de que são exemplo populações jovem, extensas zonas marítimas, biodiversidade única e potencial de investigação. A Comissão prestará igualmente apoios específicos com vista a reforçar o diálogo com as Regiões Ultraperiféricas.
 

Para além do financiamento sem precedentes para as Regiões Ultraperiféricas já negociado no quadro dos fundos e programas para o período 2021-2027, a Comissão está a criar, no âmbito da estratégia renovada, oportunidades específicas em muitos domínios de intervenção da UE. Aqui se inclui o lançamento de uma série de convites específicos à apresentação de projetos exclusivamente dedicados às Regiões Ultraperiféricas, por exemplo, para apoiar os jovens que aí vivem a desenvolver projetos locais e favorecer estratégias da economia azul, a inovação regional, a investigação e a biodiversidade.
 

Além disso, para ajudar as Regiões Ultraperiféricas a aproveitar estas oportunidades e a concretizar as suas próprias estratégias de desenvolvimento regional, a Comissão disponibilizará instrumentos de aconselhamento específicos.
 

A estratégia renovada para as Regiões Ultraperiféricas incidirá em cinco pilares: dar prioridade às pessoas; aproveitar as vantagens únicas de cada região, como a biodiversidade, a economia azul ou o potencial de investigação; favorecer uma transformação económica sustentável, respeitadora do ambiente e com impacto neutro no clima, no quadro da transição ecológica e digital; reforçar a cooperação regional das Regiões Ultraperiféricas com os países e territórios vizinhos; e reforçar a parceria e o diálogo com as Regiões Ultraperiféricas.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.