Pesquisar

Fernanda Cardoso participa na III Conferência da Macaronésia

No âmbito do Projeto INTEGRA, teve lugar a 18 de janeiro de 2023 a III Conferência da Macaronésia 24-01-2023 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
Fernanda Cardoso participa na III Conferência da Macaronésia

No passado dia 18 de janeiro, na Cidade de Las Palmas, nas Canárias, a Diretora Regional dos Assuntos Europeus, Fernanda Cardoso, participou na III Conferência da Macaronésia, que teve lugar no âmbito do Projeto INTEGRA, integrado no Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, financiado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.

Esta iniciativa foi subordinada ao tema “Os Eixos Estruturantes da Cooperação Territorial da Macaronésia” e contou também com a presença, nas sessões de abertura e de encerramento, do Vice Conselheiro da Ação Exterior do Governo das Canárias, Juan Rafael Zamora Padrón, do Diretor Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa do Governo dos Açores, Carlos E. Pacheco Amaral, e do Cônsul Geral Honorário de Cabo Verde em Las Palmas. Juan Cardenes Martins.

Para além da apresentação das conclusões dos Livros Brancos da Macaronésia e de uma comunicação sobre o quadro jurídico da Macaronésia, a conferência desenvolveu-se em quatro painéis.

No I painel Água e energia, a RAM foi representada por Agostinho Pereira Figueira, Diretor do Gabinete de Estudos e Planeamento da Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A.

No II painel Transportes e Conectividade, o orador da Região foi o Coordenador do Observatório do Transporte Aéreo da RAM, Nuno Jesus.

O III painel Turismo teve a participação de Bárbara Spinola, Diretora de Serviços de Informação, Projetos e Eventos Turísticos do Governo Regional da Madeira.

O IV painel Atração de Investimento e Diversificação Económica contou com a presença de Nuno Teixeira, Diretor do Departamento Comercial de Marketing da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, S. A.

Nas intervenções proferidas na sessão de abertura e de encerramento, Fernanda Cardoso realçou a importância do aprofundamento da cooperação, fez referência aos Livros Brancos da Macaronésia como uma boa base de trabalho e relevou também o interesse da comunicação apresentada pelo Jurista Ángel José Reguera, sobre o quadro jurídico da Macaronésia, nomeadamente a possibilidade de criação de um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial AECT da Macaronésia.  

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.