Pesquisar

2019 - menos emissões de CO2 provenientes do consumo de energia na UE

Primeiras estimativas feitas pelo Eurostat indicam que, em 2019, as emissões de dióxido de carbono (CO2) resultantes da queima de combustíveis fósseis sofreu uma diminuição significativa de 4,3 % nos 27 Estados-Membros da União Europeia (UE), em comparação com o ano anterior 07-05-2020 Direção Regional Dos Assuntos Europeus
2019 - menos emissões de CO2 provenientes do consumo de energia na UE

As primeiras estimativas feitas pelo Eurostat indicam que em 2019, o ano anterior à aplicação generalizada nos Estados-Membros das medidas de contenção da COVID-19, as emissões de dióxido de carbono (CO2) resultantes da queima de combustíveis fósseis (sobretudo petróleo e produtos petrolíferos, carvão, turfa e gás natural) sofreu uma diminuição significativa de 4,3 % nos 27 Estados-Membros da União Europeia (UE), em comparação com o ano anterior. As emissões de CO2 constituem um contributo importante para o aquecimento global e representam cerca de 80 % de todas as emissões de gases com efeito de estufa da UE com origem humana. Estas emissões são influenciadas por fatores como as condições climáticas (por exemplo, inverno frio e longo ou verão quente), o crescimento económico, a população, o transporte e as atividades industriais. As emissões de CO2 a partir de combustíveis fósseis são geradas no país em que os combustíveis são queimados para fins como a produção de eletricidade, os transportes, a produção de aço, etc. Por conseguinte, as importações e exportações de produtos energéticos têm um impacto: se, por exemplo, for importado carvão para a produção de eletricidade, tal conduz a um aumento das emissões no país de importação, ao passo que se a eletricidade for importada enquanto tal, não tem qualquer incidência sobre as emissões no país de importação, uma vez que estas emissões são imputadas ao país de exportação, onde a eletricidade foi produzida. As emissões diminuíram em quase todos os países, sendo a maior redução registada na Estónia, com -22,1 %. Portugal situa-se em quinto lugar, com uma redução de 8,7 % em relação ao ano anterior. Estas informações sobre as primeiras estimativas das emissões de CO2 decorrentes do consumo de energia para 2019 são publicadas pelo Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia.

(Desenvolvimento neste
sítio Web)


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.