Direção Regional de Administração Escolar
Entrar
Pesquisar
  • SRE
  • DRAE
    • A Direção
    • Instrumentos de Gestão
  • Docente
  • Não Docente
  • Administração e Gestão
  • Observatório de Educação

Mediação no âmbito do Projeto da Convivialidade Escolar

Acompanhamento de situações problemáticas com alunos e/ou encarregados de educação e auxílio na procura de soluções adequadas. 27-09-2021 Direção Regional de Educação
Mediação no âmbito do Projeto da Convivialidade Escolar

O que é a Mediação Escolar? 

A mediação escolar é uma prática que utiliza técnicas de mediação para ajudar a resolver conflitos que surgem em ambiente escolar. É um método muito abrangente que compreende a Escola como um todo.  

O ambiente escolar, tal como qualquer meio social, onde prevalecem as inter-relações humanas, é propício ao aparecimento de divergências e inclusive conflitos, dos mais variados tipos, que podem afetar não apenas as partes envolvidas, mas também terceiros que partilham o mesmo ambiente, ou que de alguma forma estão relacionados com o espaço escolar.  A necessidade de entender o outro, manter um diálogo construtivo e o respeito mútuo é fundamental para se resolver problemas de forma amigável e construir um clima de paz. É com este propósito que a mediação escolar trabalha. 

Posto isto, a mediação pode ser definida como “(…) um processo cooperativo de gestão de conflitos, estruturado, voluntário e confidencial, onde uma terceira pessoa – o Mediador -, através de técnicas específicas de escuta, comunicação e negociação, apoia as partes em conflito, promove o diálogo e ajuda a encontrar soluções justas e satisfatórias para ambas as partes. É um novo espaço para a gestão de um conflito que se apoia numa redefinição das relações entre os alunos e os membros da comunidade educativa” (Martins,2009, citado por Tomás, 2010, p. 31). 

Deste modo, a mediação escolar pretende restaurar e acompanhar a comunicação entre as partes em conflito, tendo em conta o respeito pelos interesses e necessidades de cada envolvido, ajudando-os a encontrar um acordo que seja satisfatório para ambos e que possibilite a promoção de um clima escolar construtivo perante a existência de conflitos. Trabalham-se assim, as relações interpessoais, os sentimentos e os conflitos, realçando alguns princípios básicos como a cooperação, a corresponsabilidade, o respeito e apaziguando a labilidade emocional que afeta os intervenientes de qualquer comunidade escolar. 

Com o processo de mediação procura-se ajudar as partes a, não só identificar e verbalizar o conflito ocorrido, mas também levar os intervenientes a refletir e, consequentemente, compreender o motivo que o despoletou, podendo, a partir dessa análise, tirar ilações para futuras atuações.  

 

Modelo de Mediação da Convivialidade Escolar: 

A intervenção da equipa da Convivialidade Escolar, neste campo da mediação, tem um caráter um pouco mais remediativo e pontual. Surge, como uma alternativa aos diversos esforços, realizados pela escola para resolver a situação, mas que até então, não tenha alcançado um consenso.  

A mediação realizada pela Convivialidade Escolar, ocorre através de um terceiro elemento imparcial, cujo olhar neutro, sem a envolvente emocional, poderá facilitar o encontro de soluções que efetivamente sejam satisfatórias para ambas as partes. 

 

Procedimentos 

 

1.º Solicitação da Escola   

A escola submete um pedido de apoio na Plataforma de Solicitações da Convivialidade Escolar: https://cutt.ly/qfCaC2E  

  

2.º Equipa da Convivialidade contacta a Escola  

reunião com:  

- Elemento da Direção da Escola;  

- Diretor/a de Turma;  

- Outros intervenientes  

  

3.º Reunião com docentes, direção e outros  

- Elemento da Direção da Escola;  

- Diretor/a de Turma;  

- Outros intervenientes.

  

4.º Reunião com Encarregado de Educação + Aluno   

Início do Plano de Ação  

  

5.º Reunião com a Escola: feedbak em relação ao Plano de Ação   

- Elemento da Direção da Escola;  

- Diretor/a de Turma;  

- Outros intervenientes,  

- Encarregado de Educação  

A escola designa um professor orientador educativo para acompanhar o plano de ação  

Esta reunião depende de uma “plataforma” de entendimentos que a Equipa da Convivialidade possa estabelecer entre a Escola e a Família.   

  

6.º Reunião – Follow up  

Reunião com o Orientador Educativo para acompanhamento do plano de ação  



Autor:

Email:

feedback:

Fechar

Anexos

Descritores

mediaçãoconflitoConvivialidade Escolar

Copyright 2022 by Direção Regional de Informática Política de Privacidade