Direção Regional de Administração Escolar
Entrar
Pesquisar
  • SRE
  • DRAE
    • A Direção
    • Instrumentos de Gestão
  • Docente
  • Não Docente
  • Administração e Gestão
  • Observatório de Educação

Terapia ocupacional e subsídio ao cuidador reforçam política para o idoso em 2017

Ajuda Domiciliária chegou a mais 400 idosos com a contratação de 46 ajudantes no 1º trimestre 03-10-2016 Inclusão Social e Cidadania
Terapia ocupacional e subsídio ao cuidador reforçam política para o idoso em 2017 A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais (SRIAS), através do Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), irá, por um lado, reforçar o número de beneficiários do Subsídio ao Cuidador e, por outro, qualificar e diversificar os cuidados prestados pelo Serviço de Ajuda Domiciliária, com a integração de terapeutas ocupacionais.

As duas linhas de atuação, aplicadas já no presente ano, vão ser aprofundadas e prosseguidas em 2017, anunciou a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, nas comemorações do Dia Internacional do Idoso.

"A nossa aposta mantém-se em criar condições para as famílias e para os idosos, no sentido da permanência no meio familiar", indicou a governante.

"Para tal, é importante diversificar a resposta e acrescentar ainda mais qualidade ao Serviço de Ajuda Domiciliária.

Neste sentido, estamos já a trabalhar os procedimentos para termos duas terapeutas ocupacionais a prestar apoio aos idosos no domicílio. E vamos, também, reforçar o Apoio ao Cuidador no intuito de melhorar o apoio às famílias com idosos a cargo ", continuou.

Contratadas 46 novas ajudantes

Rubina Leal relevou a responsabilidade e empenho do Governo Regional no âmbito de políticas para o idoso e desafios do envelhecimento.

Nesse âmbito, a governante recordou a formação e contratação de 46 novas ajudantes domiciliárias no 1º trimestre de 2016.

Uma medida inscrita no I Plano Regional para o Envelhecimento Ativo (PREA) e que é indissociável do aumento de 400 beneficiários do SAD no último ano.

58 das 64 medidas do PREA, plano inovador e pioneiro na região autónoma, já se encontram no terreno, com o apoio de 17 entidades parceiras do setor público e privado.

O PREA, aprovado em plenário do Conselho de Governo, em fevereiro de 2016, é um instrumento estratégico, através do qual tem sido possível proporcionar aos idosos da região autónoma um quotidiano em segurança e com dignidade, mantendo-os, sempre que possível, ativos e junto da família, no seu espaço de conforto, de vivência e de afeto.


Autor:

Email:

feedback:

Fechar

Anexos

Descritores

Dia Internacional do IdosoTerapia OcupacionalServiço de Ajuda DomiciliáriaSubsídio ao Cuidador

Copyright 2022 by Direção Regional de Informática Política de Privacidade