Os riscos psicossociais são fatores que podem contribuir para causar dano ao nível da saúde psicológica e física dos recursos humanos de uma organização. Podem originar-se por problemas na conceção, organização e gestão do trabalho ou ainda resultar de um contexto social de trabalho exigente.
Na sequência de um projeto piloto que está a ser promovido pela Direção Regional de Educação, foram indicadas 5 escolas para beneficiar de um programa de avaliação de Riscos Psicossociais, no âmbito preventivo da Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional.
Este programa é promovido pela Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional de Educação, integrado no protocolo de colaboração com a Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos portugueses.
Prevê uma duração de 10 meses e, de um modo geral, é indicada para os recursos humanos do estabelecimento (cargos dirigentes, docentes e não docentes).
Especificamente, o processo integra uma fase de sensibilização onde se prestará informações sobre o que são os riscos psicossociais e o impacto da saúde psicológica ao nível ocupacional e no processo educativo. Seguir-se-á uma fase de avaliação dos riscos psicossociais no contexto laboral. Após esta fase, serão devolvidos os resultados da mesma, procurando definir medidas de apoio à prevenção e promoção da saúde psicológica no vosso contexto educativo, orientada para as pessoas que integram a missão do Estabelecimento de Ensino.