É uma mota padrão fabricada pela Triumph nas suas fábricas de Coventry e, posteriormente, em Meriden. Edward Turner, designer-chefe e diretor administrativo da Triumph, lançou a Triumph Speed Twin no National Motorcycle Show, em1937.
Trata-se de uma bicilíndrica vertical OHV de 500 cc num quadro leve e o primeiro bicilíndrico paralelo britânico verdadeiramente bem-sucedido, estabelecendo o padrão para muitos gémeos a seguir.
Depois da segunda guerra mundial, a Speed Twin foi responsável pela sobrevivência da Triumph, e várias grandes marcas britânicas ofereceram uma bicilíndrica de 500 cc projetada em linhas semelhantes à Speed Twin.
A área dos faróis e instrumentos foi arrumada em 1949 com a nacela projetada por Turner , recurso mantido até o final da linha do modelo. Em 1953, o Speed Twin causou polêmica entre os pilotos britânicos tradicionais, pois o gerador e o magneto foram substituídos por um alternador Lucas e sistema de ignição por bateria / bobina.
O desenvolvimento posterior levou ao modelo 5TA de 1959 com uma unidade de motor e caixa de câmbio e mudanças de estilo, incluindo a impopular carenagem 'Banheira', que se tornou cada vez mais abreviada conforme o modelo se desenvolveu antes de desaparecer completamente no último ano de produção em 1966
O motor da unidade 500 continuou o desenvolvimento na linha paralela Tiger 100 , terminando com os modelos Tiger Daytona , que deixaram de ser produzidos em 1973.