Assim, a educação inclusiva assume um espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação das lógicas da exclusão, da discriminação, da injustiça, de acordo com as orientações nacionais e internacionais. Nesta linha, continuamos a assumir, com clareza, a continuidade do reforço da inclusão no sistema de ensino, a necessidade de “proporcionar condições para o desenvolvimento e implementação de uma nova conceção organizacional da Escola, tornando-a aliciante, inclusiva, motivadora e mais autónoma”, fomentando parcerias para a “realização de propostas formativas especializadas visando o melhor desenvolvimento das competências e saberes desejados”, bem como desenvolvendo medidas para “combater o abandono e promover o rendimento escolar”. É neste contexto que este número da Revista Diversidades se enquadra, num contributo para revisitar os princípios paradigmáticos da inclusão, para reequacionar os procedimentos e as práticas pedagógicas das escolas à luz da educação inclusiva, para perspetivar realidades que têm conseguido esboçar caminhos que se constituem como “antídoto” para a ameaçada condição daqueles que são “diferentes” e “especiais” e que só uma intervenção multifacetada, ajustada, competente protagonizada por diferentes pessoas e profissionais é capaz de concretizar. “Para além dos caminhos, a oportunidade”. Esta bem poderia ser uma expressão extraordinária que reflete o acolhimento e a valorização da diversidade dos alunos que tem em atenção todas as condições (obstáculos e dificuldades) que podem dar origem à exclusão. O foco é, então, colocado na identificação e na eliminação de barreiras à presença, à participação e à aprendizagem, devendo-se considerar os estilos de aprendizagem, as metodologias e as estratégias de ensino, essenciais para a realização do processo de construção de uma identidade pessoal e de uma cidadania ativa. “A inclusão na Diversidades” quer, assim, ser mais um importante contributo, na linha do imprescindível trabalho em rede e em parceria, que assume a colaboração, a inovação, a inclusão e a melhoria contínua, entre outros, como valores que norteiam o exercício das responsabilidades de todos os elementos da comunidade, na senda da qualidade das aprendizagens, do sucesso escolar e da elevação da qualificação pessoal, social e profissional de todos, sobretudo das nossas crianças e jovens.
Marco Gomes
Diretor Regional de Educação