A concretização deste plano tem como objetivo responder ao desafio lançado pela Direção Regional de Educação no sentido de garantir às crianças e jovens da RAM (alunos) o respeito pelos direitos de:
- aprender;
- manter a proximidade e o contacto regular com os professores/educadores e colegas;
- consolidar as aprendizagens adquiridas;
- dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem e desenvolver novas aprendizagens.
Assim, na elaboração deste documento identificaram-se as diretrizes essenciais que minimizam as eventuais fragilidades de um ensino à distância, diferente de tudo quanto o que, ao longo dos anos, caracterizou a educação especial.
Este plano de ação procura, em momentos muito difíceis da pandemia provocada pelo COVID 19, espelhar o enorme contributo de todos os atores educativos da comunidade STEE, unidos numa rentabilização de esforços direcionada para o apoio aos alunos e suas famílias. Esta dinâmica permitiu que a fragilidade do contexto fosse aproveitada como mais um desafio na vida de uma escola presente, a pensar num futuro, assumidamente inclusivo.