Pesquisar

Cursos de Dirigentes 2022 - FORGEP - Programa de Formação em Gestão Púbica

A oferta formativa de 2022 referente aos cursos direcionados para cargos de direção intermédia pode ser consultada nesta página. 20-01-2022 Direção Regional da Administração Pública
Cursos de Dirigentes 2022 - FORGEP - Programa de Formação em Gestão Púbica

FORGEP

 

A DRAPMA disponibiliza, em colaboração com o Instituto Nacional de Administração, I.P (INA), formação profissional específica para titulares de cargos de direção intermédia, em modelo não presencial. 

Neste âmbito serão disponibilizadas 2 edições do Curso FORGEP (Programa de Formação em Gestão Pública), para dirigentes intermédios, em formato à distância (modo síncrono)

  

Estas 2 edições do FORGEP, tem uma carga horária de 150 horas cada, sendo realizadas nas datas abaixo indicadas, através das plataformas digitais Moodle e Zoom. 

 

  • 1ª Edição/ FORGEP I 

    – data de início: 17/01/2022; data de fim: 20/05/2022; 

     
  • 2ª Edição/ FORGEP II 
     

 – data de início: 07/03/2022; data de fim: 13/07/2022;  

 

Regulamento dos Cursos específicos para Alta Direção na Administração Pública consta da Portaria n.º 146/2011, de 7 de abril, aplicável à Região por força da Portaria n.º 422/ 2017, publicada no JORAM de 25 de outubro. Estes cursos só poderão ser frequentados por titulares de cargos de dirigentes à data da inscrição e que se enquadrem no disposto no artigo 2º, do Estatuto do Pessoal Dirigente, aprovado pela Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, adaptada à RAM pelo DLR n.º 5/2004/M, de 22 de abril, com a última alteração efetuada pelo DLR n.º 27/2016/M, de 6 de julho. 

 

Forma de Inscrição: 

As inscrições serão sempre realizadas por via eletrónica, após envio, por parte da DRAPMA, de um e-mail, por cada curso, para os Interlocutores de Formação Profissional pertencentes a cada um dos departamentos do Governo Regional. 

  

A informação relativa aos Interlocutores de Formação designados para cada departamento do Governo Regional pode ser consultada, igualmente, em ficheiro anexo, acessível no lado direito do ecrã. 

 

 

Compete aos Interlocutores de Formação efetuar a divulgação dos cursos no seio do departamento que representam e inscrever os formandos em função das vagas disponibilizadas pela DRAPMA e da janela temporal definida para a realização de inscrições em cada um dos cursos. 

 

 

Formadores: Consultar Cronogramas e Programas das 2 edições do FORGEP constantes dos ficheiros anexos disponibilizados. 

 

Calendarização e Carga Horária dos Módulos, Provas Escritas e Trabalhos de Grupo: Consultar Cronogramas das 2 edições do FORGEP constantes dos ficheiros anexos.

 

Plataformas Digitais: Moodle, Zoom.  

O INA, a entidade formadora contratada pela DRAPMA, será responsável por fornecer os acessos às referidas plataformas e por efetuar e confirmar os convites para cada sessão da formação. 

 

Programa: Consultar Programas das 2 edições do FORGEP constantes dos ficheiros anexos.

 

Objetivos:  

  • Desenvolver competências técnicas e transversais, tendo em vista a melhoria do perfil, experiência e conhecimentos profissionais, potenciadoras de uma liderança forte e mobilizadora, em sintonia com as exigências da moderna Gestão Pública;  
  • Desenvolver capacidades críticas, de raciocínio e de resolução dos problemas reais colocados à Administração Pública, tirando partido do conhecimento adquirido e sua aplicação prática;  
  • Promover a aquisição de conhecimentos e capacidades adequadas à liderança de equipas e serviços, numa perspetiva de dinamização da inovação, da mudança cultural e metodológica;  
  • Contribuir para uma administração pública com melhores níveis de qualidade, eficiência e eficácia nos serviços que prestam aos cidadãos e cidadãs, às comunidades e às empresas.  

 

Nº Máximo de Participantes por cada Curso: 40 

 

Vagas do Departamento Regional ou entidade: Ver ficha anexa 

 

Seleção de Formandos: Cabe ao respetivo departamento regional ou entidade. 

 

 

Sistema de Avaliação e de Aproveitamento  

 

A classificação final do FORGEP resulta da avaliação de duas componentes:  

a) Teste escrito individual;  

b) Trabalho de grupo.  

 

Teste Escrito Individual  

  • Teste de escolha múltipla, de 40 questões referentes aos vários módulos na proporção das cargas horárias, realizado na Plataforma Moodle.  
  • O teste pode ser realizado com consulta da documentação disponibilizada, em suporte digital.  
  • O teste terá a duração de 1h30, com uma tolerância de 15 minutos.  


    Trabalho de Grupo  

    Realizado no módulo de “Estratégia e Planeamento”, sendo as normas e as especificações indicadas pelo formador, nas sessões formativas.  


    A avaliação das duas componentes, bem como, a classificação final, serão expressas numa escala de 0 a 20 valores.” 

     
    Cálculo da classificação final

Classificação final = avaliação do teste escrito * 60% + avaliação do trabalho de grupo * 40%

 

Aprovação

A aprovação no Curso depende, cumulativamente, das seguintes condições:

a) Obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores;

b) Assiduidade não inferior a 80% das aulas.

 

Assiduidade

A presença é obrigatória e será controlada e aferida pelo INA, I.P., mediante os registos dos acessos, às plataformas digitais, efetuados pelos formandos. O certificado será emitido pelo INA, IP, aos(às) participantes que frequentem, pelo menos, 80% do total de horas previstas. A quem exceder 20% de faltas a referida entidade formadora irá emitir um certificado de participação do curso, com a totalidade das horas frequentadas.

 

  • Salienta-se que as faltas dos formandos podem ser justificadas ou injustificadas, mas que todas relevam no cômputo geral das ausências, para efeitos de atribuição dos certificados de conclusão/aproveitamento dos cursos. Independentemente do seu motivo (doença, imprevistos, contingências de serviço, etc), a justificação das faltas não as "converte" em presenças, fazendo apenas sentido no âmbito dos serviços de recursos humanos dos próprios formandos, para que estes tenham conhecimento da situação, para os devidos efeitos (justificação da ausência ao serviço dos seus trabalhadores, etc). 
    A supra referida Portaria 146/2011, de 7 de abril, que define e regulamenta os cursos para dirigentes, estipula que os certificados serão emitidos com menção de aproveitamento e respetiva classificação, para os formandos com classificação não inferior a 10 e taxa de assiduidade não inferior a 80%.  Assim sendo, tendo em conta as 150 horas de cada um dos FORGEP programados, os formandos poderão faltar no máximo a um total de 30 horas, correspondentes a 20% das sessões definidas para os módulos, constantes do cronograma de cada curso (exemplo: 6 sessões de 3, 5 horas + 3 sessões de 3 horas = 30 horas).

Metodologia pedagógica

Recorrer-se-á essencialmente a metodologias expositivas e ativas promovendo a reflexão crítica e o debate.

 

Equipamento Pedagógico por Formando/a:

  • Computador com microfone, câmara, colunas/auscultadores.
  • Browser Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge, ou outro navegador de Internet atualizado.
  • Zoom, Moodle instalados, (ou outra plataforma que venha a ser indicada)

Atenção: Cabe a cada entidade proponente dos seus formandos criar as condições técnicas e materiais para que estes possam aceder à formação. Estas condições são essenciais para o bom funcionamento das sessões de formação.

 

Documentação de Apoio:

A indicar pelos formadores e disponibilizada oportunamente pelo INA, IP, em formato digital, na Plataforma Moodle.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.