Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

SIMPLIMAC

Projeto de modernização administrativa em que participam parceiros de Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde e Senegal, é financiado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG V Espanha-Portugal MAC 2014-2020 01-02-2018 Direção Regional da Administração Pública e da Modernização Administrativa
SIMPLIMAC

Projeto de modernização administrativa em que participam parceiros de Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde e Senegal, objeto de uma candidatura conjunta ao Programa de Cooperação Territorial INTERREG V Espanha-Portugal MAC 2014-2020, no montante de 748 000€.

A participação da Madeira no projeto é assegurada pela Vice-Presidência, através da DRAPMA.

 

O projeto, com um cronograma de execução de 2 anos, visa essencialmente a melhoria da eficiência pública, mediante uma simplificação de processos de gestão administrativa e uma redução de custos (encargos) burocráticos aos cidadãos e às empresas.

Este projeto assenta no “Programa de ação para a redução de custos (encargos) administrativos na União Europeia” da Comissão Europeia. Procura-se, incrementar a eficácia e a eficiência da Gestão Administrativa, melhorar a organização e o funcionamento das AP, e sobretudo, a reduzir os custos (encargos) suportados pelos destinatários das normas e regulamentos administrativos.

 

O programa tem como objetivos específicos principais:

1) Criação da rede transnacional para a coprodução e execução de uma estratégia para a melhoria da eficiência da Administrativa

                - Partilha de instrumentos, recursos de gestão da informação e posicionamento sobre diversas matérias no âmbito da governança da informação nas Administrações públicas, através da construção de um portal comum;

                - Identificação dos objetivos transnacionais que o projeto persegue, dos mecanismos de coordenação entre os sócios e os planos de ação detalhados a desenvolver em cada território;

                - Elaboração de uma estratégia, adaptada a cada modelo organizativo, que promova a transparência, participação e colaboração dos cidadãos e funcionários públicos no processo de simplificação administrativa e redução de custos (encargos).

2) Simplificação de processos e redução de custos (encargos)

                - Elaboração de um guia de apoio dirigido aos funcionários públicos para a simplificação dos processos administrativos através de um processo lógico e simples;

                - Desenho de uma aplicação informática para o acompanhamento e avaliação da simplificação dos procedimentos e para a redução dos custos (encargos) administrativos.

3) Gestão da mudança de maneira eficiente com o foco na adaptação progressiva

                - Criação de uma equipa de consultores, internos ou externos, (administradores funcionais) que acompanhem a organização e os seus responsáveis no processo de implementação de um novo método de trabalho;

                - Criação de uma equipa de consultores tecnológicos, que dê suporte à organização no processo de configuração e exploração da ferramenta tecnológica adotada.

 

Cofinanciado por:

 

   
       
       



 


Anexos

Descritores