Pesquisar

«Cuidados de Saúde resultam de termos sistema regionalizado» 

Presidente do Governo Regional vincou que a evolução dos cuidados prestados à população é das conquistas mais importantes da Autonomia Política. No dia em que se assinala o 49º aniversário do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Miguel Albuquerque deixou claro que os encargos com a Saúde são suportados por verbas da Região, apesar da Constituição não isentar o Estado Português de assumir as suas responsabilidades   09-09-2022 Presidência
«Cuidados de Saúde resultam de termos sistema regionalizado» 

«É fundamental percebermos que o Sistema Regional de Saúde que nós temos, e que tanta confiança nos inspira, enquanto cidadãos, resulta do facto de termos um Sistema que foi regionalizado, e que existe graças à Autonomia Política.» 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, sublinhou hoje, na sua intervenção, na sessão comemorativa do 49º aniversário do Hospital Dr. Nélio Mendonça, que a evolução dos cuidados de saúde ao longo dos decénios e, em particular, nos anos mais recentes, para patamares de excelência que hoje temos é dos trabalhos mais importantes realizados em toda a história da Madeira e Porto Santo. 

Um trabalho feito com a alocação de recursos avultadíssimos de receias regionais, sendo que, conforme frisou o Chefe do Governo, nada na Constituição da república Portuguesa isenta o Estado Português de assumir as suas responsabilidades na Saúde e na Educação na Madeira, mas não as assume.  

«O que se faz aqui, neste hospital, é feito com verbas da Região e com os fundos europeus, ou seja, a Europa é mais generosa para connosco do que o Estado Português», disse o líder do Executivo. 

«Lamento dizer isto, mas é assim», continuou. 

Por outro lado, e não obstante estar em curso a construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira, Miguel Albuquerque sinalizou o facto de as necessidades e as respostas em saúde asseguradas pelo Hospital Dr. Nélio Mendonça continuam a merecer o investimento público, estando em curso obras no Bloco Operatório da unidade hospitalar, que sucedem ao grande investimento já realizado nas Urgências.  

Na oportunidade, Miguel Albuquerque agradeceu o trabalho dos profissionais do Nélio Mendonça ao longo de todo a sua história, com dedicação, carinho e atenção para com os doentes. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.