Pesquisar

Madeira tem em curso projetos pioneiros na área da digitalização da Saúde e dos apoios sociais

Miguel Albuquerque diz que a Madeira tem em curso vários projetos na área da digitalização da Saúde que são inovadores e alguns deles mesmo pioneiros a nível europeu. 27-10-2022 Presidência
Madeira tem em curso projetos pioneiros na área da digitalização da Saúde e dos apoios sociais

O presidente do Governo Regional falava no âmbito da cimeira internacional da Transformação Digital 2022, que durante estes últimos três dias reuniu no Savoy Palace participantes oriundos de diversos países. A organização é da UNINOVA e pelo Madeira Digital Health and Wellbeing e contou com o apoio do Executivo madeirense.

Na sua intervenção, o governante colocou a tónica na evolução das novas tecnologias, acelerada nas últimas décadas, e a importância que a transição digital tem para a Madeira, ao permitir contrariar obstáculos de séculos, ao nível dos transportes, da ultraperiferia, da centralidade dos mercados. Hoje, sublinhou, pode-se trabalhar na Madeira como em qualquer parte do mundo e isso «é uma grande vantagem» para uma ilha.

Miguel Albuquerque elogiou ainda a parceria que a Região tem com a Uninova, relevando sobretudo o papel do professor doutor Ricardo Jardim Gonçalves.

O líder madeirense lembrou que a Madeira tem um conjunto de projetos em curso, sobretudo na área da digitalização da Saúde, que são de excelência europeia.

Todo este trabalho que vem sendo realizado permite, salientou, «fazer uma amostragem da Madeira como um potencial hub das novas tecnologias, do desenvolvimento das novas tecnologias».

«Esta cimeira – que aliás nem sequer estava à espera que se realizasse aqui na Madeira, dado o conjunto de personalidades de renome científico e empresarial que estão aqui presentes – vai-nos permitir também, por outro lado, estabelecer novas parcerias para o desenvolvimento da Madeira enquanto hub tecnológico», sublinhou ainda, a propósito.

O presidente do Governo Regional aponta duas áreas, no âmbito desta Cimeira que se realizou na Região, que são muito importantes para a Região, ao nível da transição digital: a área da Saúde – «aproveitar a construção de um novo Hospital e aquilo que está a ser feito ao nível da transição digital na Saúde, que será fundamental», preconizou – e a área dos apoios sociais aos mais idosos, que será, enfatizou, «também objeto de uma revolução muito acelerada, em termos do apoio e do tratamento no chamado envelhecimento ativo».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.