Pesquisar

Albuquerque enaltece reembolso das despesas de saúde feito em cada concelho

Miguel Albuquerque destacou hoje, durante uma visita às instalações do IA Saúde, a criação de balcões de atendimento do IA Saúde em todos os concelhos da RAM, que permitem que os reembolsos sejam feitos nos concelhos de residência dos utentes e facilitar, assim, a vida a milhares de pessoas. 02-03-2023 Presidência
Albuquerque enaltece reembolso das despesas de saúde feito em cada concelho

O presidente do Governo Regional visitou hoje as instalações do IA Saúde, na Rua das Pretas, no Funchal, acompanhado pelo secretário da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

Aos jornalistas, o governante sublinhou ter aproveitado para se inteirar, in loco, do novo sistema, montado em 2021, dos reembolsos a nível concelhio.

«Todos os concelhos têm balcões de atendimento onde procedem aos reembolsos», acentuou, lembrando que esta foi uma medida «muito importante, porque veio facilitar a vida a centenas e centenas de pessoas, ao permitir que os reembolsos da Saúde sejam feitos nos concelhos de residência dos utentes». «É uma boa política de proximidade», acrescentou.

O líder madeirense disse ainda ter ido àquelas instalações para «mostrar aquele que tem sido o trabalho importantíssimo do IA Saúde e a importância que ele tem, por exemplo na comparticipação de medicamentos e tratamentos médicos».

«Nós pagamos mais de 50 milhões de euros por ano em comparticipações de consultas e ainda mais alguns milhões com os medicamentos. Neste momento, há mais de 380 mil atos de reembolso, no valor de 4,108 milhões de euros», exemplificou.

Miguel Albuquerque diz que a tendência de evolução vai para a digitalização dos serviços. E anunciou: «Estamos a desenvolver e vamos desenvolver novas medidas de facilitação para os utentes. É possível que se desenvolva uma nova plataforma – já estamos a trabalhar nisso – para que todos estes procedimentos do IA Saúde possam ser feitos através de uma aplicação em telemóvel, visando sobretudo as novas gerações».

Segundo o governante, «estas serão aplicações eletrónicas, que irão permitir, logo que haja disponibilidade financeira e confirmação dos documentos então já digitalizados, o reembolso irá para a conta do utente».

Mas, paralelamente, garante, continuamos «a ser mantidos os balcões de atendimento em todos os concelhos, num princípio de proximidade com os utentes, que acho muito importante».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.