Pesquisar

SESARAM lançou unidade de hospitalização domiciliária

A unidade entrou em funcionamento a 2 de março, tendo já assegurado a hospitalização domiciliário – uma alternativa ao internamento hospitalar – a três doentes. Um deles já teve alta clínica. O Presidente do Governo enalteceu a nova unidade, sublinhando que a mesma reforça a humanização dos cuidados de saúde prestados pelo SESARAM. 10-03-2023 Presidência
SESARAM lançou unidade de hospitalização domiciliária

O Serviço Regional de Saúde assegura aos utentes desde o dia 2 de março hospitalização domiciliária, em alternativa ao internamento em unidade hospitalar, alocando, para o efeito profissionais de saúde multidisciplinares e especializados – médico, enfermeiro, entre outros – na prestação de cuidados de saúde com rigor e segurança clínica, como teria no internamento convencional, mas no conforto do lar e da família, aumentando, por essa via, o bem-estar, quer do doente, quer dos seus familiares.

«Esta forma alternativa de prestar cuidados de saúde vai ao encontro daquilo que todos nós queremos, que é a humanização do Serviço Regional de Saúde», disse o Presidente do Governo Regional, hoje, na sessão de apresentação do projeto de Hospitalização Domiciliária do SESARAM.

«Queria vos dar os parabéns, porque, na verdade, a concretização de uma boa política de saúde para os nossos concidadãos reside, no essencial, em primeiro lugar, nos profissionais e na sua vontade e motivação.

Por isso, em nome do Governo, queria agradecer a todos vós o vosso empenho, a vossa dedicação e sobretudo o vosso sentido de serviço à nossa comunidade», prosseguiu Miguel Albuquerque.

A unidade de hospitalização domiciliária é liderada pela médica especialista em medicina interna, Maria da Luz Brazão.

Importa reforçar que os doentes internados na modalidade de “hospitalização domiciliária” recebem visitas diárias da equipa de saúde – médico e enfermeiro –, sendo que, para maximizar a segurança do doente, o SESARAM disponibiliza um sistema de telemonitorização dos parâmetros clínicos dos doentes internados no seu domicílio, sendo os mesmos monitorizados em permanência pelos profissionais de saúde.

A unidade de hospitalização domiciliária do SESARAM está em funcionamento desde o dia 2 de março de 2023, tendo já assegurado o acompanhamento de três doentes nesta modalidade. Um deles teve alta clínica no dia 9 de março.

Referir que a decisão pela hospitalização domiciliária é uma decisão clínica em articulação com o doente e a sua família


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.