Pesquisar

Instituições que apoiam as pessoas no seu dia-a-dia são imprescindíveis à construção do Estado Social na Madeira

Miguel Albuquerque diz que todas as instituições que desenvolvem políticas de proximidade, que são desenvolvidas próximas da vida corrente das pessoas (no sentido de melhorar a sua vida e ajudar e apoiar os que mais precisam) são imprescindíveis à construção do Estado Social na Madeira. 22-06-2023 Presidência
Instituições que apoiam as pessoas no seu dia-a-dia são imprescindíveis à construção do Estado Social na Madeira

Algumas dessas instituições são as Casas do Povo, mas também as Juntas de Freguesia e as Universidades Seniores e Abertas, organismos que, em Câmara de Lobos, têm nova sede de partir de hoje. Ficam concentradas no edifício onde durante muitos anos funcionou o Centro de Saúde de Câmara de Lobos e que foi agora reabilitado, dando lugar à nova casa de instituições do concelho, sob o nome de “O Centro”

Irá acolher, nomeadamente: Junta de Freguesia, Casa do Povo, Universidade Sénior, Centro Local da Universidade Aberta e AIG- Associação Insular de Geografia.

Um facto relevado pelo presidente do Governo Regional no seu discurso, na inauguração do “O Centro”, tendo feito questão de dar os parabéns à Câmara Municipal de Câmara de Lobos e às instituições que vão ficar ali sediadas, «porque este edifício, magnificamente recuperado, e o que se passa nele é um paradigma do que pretendemos na Madeira: termos uma sociedade com sucesso económico, com aumento de rendimento e com empregabilidade, mas onde as pessoas sentem que têm, sempre, o apoio das instituições para as suas necessidades fundamentais».

«Hoje temos um conjunto de instituições que, relativamente a alguns dos estigmas do passado, continuam a fazer um trabalho de inclusão e de apoio social que é fundamental», salientou.

De resto, Miguel Albuquerque pediu ao presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, para que continue com o excelente trabalho que vem fazendo, lembrando que se trata, hoje, de uma das terras com maiores índices de progresso na Madeira.

«Desenvolvimento e progresso dependem das políticas que são adotadas e, neste momento, Câmara de Lobos é um concelho muito, muito atrativo, em todos os aspetos: para o investimento, para o desenvolvimento, para a cultura, para a recreação, para a cultura e para o exemplo da coesão social que temos de manter na Região e, ainda, como exemplo de mobilidade social, também na Educação, também no Desporto», acentuou.

Recorde-se que o Governo Regional cedeu o imóvel onde funcionou o Centro de Saúde de Câmara de Lobos à Câmara Municipal, pelo período de 30 anos, tendo a autarquia procedido à sua reabilitação, com recurso a um investimento municipal na ordem dos 700 mil euros.

Daí, o desabafo do líder madeirense, em jeito de conclusão: «Quando cheguei ao Governo havia um imbróglio sobre o que fazer com o antigo centro de saúde de Câmara de Lobos. O imbróglio foi resolvido e bem resolvido. Neste momento, o edifício continua ao serviço da população, com outras funções, também muito importantes em termos de desenvolvimento integral dos cidadãos».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.