Pesquisar

Costumes e tradições relevantes para o futuro e para as novas gerações

Miguel Albuquerque agradeceu o trabalho realizado em torno da transmissão do património cultural madeirense, lembrando que só assim preservamos as nossas raízes e identidade para as gerações vindouras. Em Santana, o Chefe do Governo manifestou a sua «grande alegria pelo sucesso» da presente edição do 24 Horas a Bailar. 02-07-2023 Presidência
Costumes e tradições relevantes para o futuro e para as novas gerações

«Quero agradecer o trabalho que tem sido feito na etnografia, no folclore, na promoção dos nossos costumes e tradições. Agradecer esse trabalho em nome das novas gerações.»

As palavras do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esta tarde, na XXXVII edição do Festival Regional de Folclore – 24 Horas a Bailar –, em Santana.

«Eles é que são o futuro. E nós temos que manter a chama viva, porque um Povo que não conhece as suas raízes, não sabe o que fazer no presente e muito menos poderá compreender o que quer para o futuro», vincou o Chefe do Governo, ao chamar para junto de si duas crianças, que integram grupos de folclore participantes no Festival, reforçando, assim, um dos objetivos do evento, a preservação das tradições, por forma a estarem presentes na cultura das gerações vindouras.

Preservação que passa pela transmissão da etnografia, dos costumes e tradições, enquanto património cultural madeirense.

«E, nesse sentido, aquilo que o Povo sente afetivamente é uma compreensão intrínseca e instintiva daquilo que os seus antepassados viveram. Aquilo que foi os costumes passados. Não é que a gente vá voltar ao passado, mas isso faz parte de uma coisa que se chama identidade – o que somos, enquanto Povo», explicou.

Na sua intervenção, Miguel Albuquerque disse que a presente edição do ’24 Horas a Bailar’ está a ser «um grande sucesso», sendo, por isso, motivo de «grande alegria», atendendo ao interregno em 2020 e em 2021 decorrente da crise pandémica.

Nesse sentido, o Chefe do Governo fez questão de louvar a organização da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e os seus parceiros, a Casa do Povo e a Câmara Municipal de Santana, enaltecendo ainda o papel e a crescente intervenção das casas do povo da Região Autónoma junto das populações.

O governante cumprimentou os muitos emigrantes presentes no evento e que se encontram de visita à sua Terra, sublinhando, não só que são sempre bem-vindos, como também o facto de as comunidades poderem contar com o apoio do Governo da Região Autónoma da Madeira.

O Festival Regional de Folclore reúne, em palco, ao longo de dois dias, os grupos de folclore da Madeira e Porto Santo, oferecendo ainda aos visitantes outros motivos de interesse, como a Feira Regional dos Municípios e a Aldeira Gastronómica, com a presença dos sabores de toda a Região, através das Casas do Povo.

A Praça da Cidade, nova centralidade criada nos últimos anos pelo Governo Regional, acolhe o evento, assegurando renovadas e ótimas condições para que continue a manter grande sucesso.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.