Pesquisar

Museu Monte Palace fixa coleção inédita de Arte Moderna e Contemporânea

Presidente do Governo Regional agradeceu, na abertura da exposição alusiva à coleção, ao Comendador José Berardo o gesto de trazer para a Região Autónoma «a mais importante coleção de Arte Contemporânea do País.» 08-05-2024 Presidência
Museu Monte Palace fixa coleção inédita de Arte Moderna e Contemporânea

«Esta mostra, que hoje vai ser inaugurada, é, na verdade, uma mais-valia para a nossa Região Autónoma da Madeira. Não tenho nenhuma dúvida. E queria, em nome do Governo, agradecer ao Comendador este gesto de fixar aqui, talvez, a mais importante coleção de Arte Contemporânea do País.»

As palavras do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, hoje, na cerimónia de abertura da exposição de arte Moderna e Contemporânea, ‘O Mundo começam aqui!’, no Monte Palace Madeira – Jardins Tropicais.

Exposição, que corresponde simultaneamente à incorporação no Museu Monte Palace Madeira daquela que é uma coleção inédita de arte Moderna e Contemporânea, composta por mais de 200 obras – da pintura à escultura, passando pela fotografia, vídeo e instalação –, da autoria de artistas nacionais relevantes, como  Lourdes Castro, Helena Almeida, Ângelo de Sousa, Pedro Cabrita Reis, Fernanda Fragateiro, José Loureiro e Joana Vasconcelos, bem como internacionais, como Willem de Kooning, Ana Mendieta, William Kentridge, entre outros.

Para além de enaltecer a decisão do Comendador José Berardo, Miguel Albuquerque recordou que a Região Autónoma continua de forma gradual a enriquecer o espólio do MUDAS, na Calheta, que é, também, no quadro da Arte Moderna Portuguesa, um dos museus mais importantes a nível nacional.

O Chefe do Governo referiu ainda o investimento da Região na criação do Museu do Romantismo, no Monte, no âmbito da recuperação da Quinta do Imperador.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.